Thalita Simplício Conquista Tetracampeonato em Mundial de Atletismo Paralímpico
A potiguar Thalita Simplício brilhou no Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Nova Déli, na Índia, conquistando a medalha de ouro nos 400 metros T11, categoria destinada a atletas com deficiência visual. Com um tempo de 59s76, Thalita não só garantiu seu quarto título consecutivo na prova — tendo vencido anteriormente em Kobe (2024), Paris (2023) e Dubai (2019) — como também solidificou sua trajetória de superação e dedicação ao esporte. Nascida com glaucoma, a atleta compartilhou suas emoções após a vitória: “Para quem me acompanha de perto, sabe que não só a medalha, mas o fato de estar aqui já diz muita coisa sobre o meu caráter. Esse ano está bem difícil mentalmente… Eu preciso de férias. A medalha vai servir para organizar o que está bagunçado”, declarou Thalita.
Além do ouro de Thalita, o Brasil brilhou com mais duas medalhas na mesma data. A potiguar Maria Clara Augusto garantiu a prata nos 100 metros T47, categoria que inclui atletas com deficiência nos membros superiores. O paulista André Rocha, por sua vez, conquistou a prata no lançamento de disco F52, que envolve competidores em cadeiras de rodas. Com esses resultados, a delegação brasileira mantém um competitivo quadro de medalhas no evento, com um total de 13 pódios até agora: quatro ouros, sete pratas e dois bronzes. Atualmente, o Brasil está em uma acirrada disputa com a China pela liderança do quadro geral de medalhas, com os chineses contabilizando quatro ouros, sete pratas e três bronzes.
A equipe brasileira, por sua vez, continua a impressionar com sua garra e determinação, em um campeonato que tem reunido os melhores atletas paralímpicos do mundo. Com cada passo dado por atletas como Thalita Simplício, a visibilidade do esporte paralímpico cresce, inspirando futuras gerações a superarem suas limitações.
Thalita Simplício é tetra mundial nos 400 metros classe T11
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes