21 de outubro de 2025
CulturaLula exalta educação como base da soberania nacional no MEC 95

Lula exalta educação como base da soberania nacional no MEC 95

No último domingo, Brasília foi palco da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, um evento que contou com a participação de cerca de 6 mil pessoas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A celebração marca o aniversário do Ministério da Educação (MEC), criado em 1930, e reuniu educadores, servidores, gestores e membros da comunidade em um percurso que incluiu opções de 3 km de caminhada e corridas de 5 km e 10 km.

Durante o evento, o presidente destacou a importância das políticas públicas educacionais para a soberania do país. “Nós temos consciência que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”, afirmou.

A corrida e caminhada foi uma iniciativa proposta pelos próprios servidores do MEC, através de uma consulta interna sobre a melhor maneira de celebrar os 95 anos da instituição. O ministro da Educação, Camilo Santana, presente no evento ao lado de outras autoridades, destacou programas significativos como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contribuíram para o avanço do setor educacional no país.

Ao final do percurso, os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com medalhas especiais, enquanto os demais participantes receberam medalhas de participação. O presidente Lula dedicou essas premiações aos profissionais da educação, destacando seu papel vital no combate ao analfabetismo e na promoção de uma educação de qualidade no Brasil.

O MEC foi originalmente criado como Ministério da Educação e Saúde Pública e tem desempenhado um papel crucial na formulação de políticas públicas voltadas para a educação em todos os níveis, desde a educação infantil até a superior, incluindo também a educação profissional e tecnológica, a educação especial e a educação a distância.

A corrida também foi um momento para reafirmar o compromisso do governo com a educação, como mencionado pelo presidente Lula em suas redes sociais: “Hoje foi dia de Corrida e Caminhada pelos 95 anos do MEC. Um momento que uniu esporte, saúde e celebração, reafirmando o compromisso com políticas públicas que transformam a educação no Brasil. Uma verdadeira caminhada pela soberania educacional do nosso país!”

Crédito das fotos: Ricardo Stuckert/Presidência da República.

“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula na corrida MEC 95 anos

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil de Itapemirim Prende Mulher Suspeita de Tráfico de Drogas

PCES em Ação: Mulher é Presa Suspeita de Tráfico...

Anchieta Intensifica Prevenção à Sífilis com Testes e Ações Educativas em Outubro

A Prefeitura de Anchieta, através da Secretaria de Saúde,...

Barcelona e Olympiacos: Hansi Flick aposta em Araújo e García na zaga titular!

Barcelona x Olympiacos: Hansi Flick Comanda uma Dupla de...

Participação dos alunos no SAEB é vital para a educação em Anchieta

Alunos do 5º e 9º ano das escolas municipais...

Polícia Civil e Guarda Municipal apreendem bicicletas elétricas furtadas em Vila Velha

Polícia Civil do ES Apreende Bicicletas Elétricas Avaliadas em...

Vitória vence Santos e acirra disputa contra rebaixamento

Vitória vence Santos e acirra disputa contra o rebaixamento...

Atletas capixabas levam orgulho do ES ao Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Representantes do Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Seis...

Anchieta abre 80 vagas de emprego em supermercado; confira as oportunidades!

A cidade de Anchieta abre novas oportunidades de trabalho...