Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Inquérito sobre Homicídio de Trabalhador Terceirizado
Vila Velha, ES – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, finalizou o inquérito que apurou o homicídio de Luciano de Souza Andrade, de 41 anos. O crime ocorreu no dia 10 de julho deste ano, quando o trabalhador terceirizado da EDP foi atingido por um tiro no abdômen, durante um ataque perpetrado por traficantes no bairro Zumbi dos Palmares.
Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (17), na Chefatura da Polícia Civil, foram apresentados os detalhes da investigação. O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, expressou seu pesar pela tragédia: “Essa região enfrentou muitos ataques. Luciano foi vítima de uma situação cruel, enquanto exercia seu trabalho. É triste ver a vida de uma pessoa ser ceifada desse jeito.”
A fatalidade aconteceu enquanto Luciano realizava uma instalação em um poste. Ele foi socorrido, mas não sobreviveu aos ferimentos e faleceu no hospital. De acordo com o delegado Cleudes Junior, adjunto da DHPP, o ataque foi realizado por membros da facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV). Os disparos tinham como alvo um veículo que entrava no bairro, mas acabaram atingindo a vítima, que não tinha qualquer ligação com o tráfico.
“As investigações começaram no mesmo dia do crime e identificaram dois suspeitos. No dia seguinte, a Guarda Municipal de Vila Velha abordou um veículo com quatro indivíduos armados, resultando em um confronto. Um dos suspeitos foi morto, e o outro, de 29 anos, foi preso e levado à DHPP, onde foi lavrado o flagrante pelo homicídio,” explicou o delegado.
Durante as investigações, a equipe identificou quatro mandantes do ataque, que estão ligados a outros crimes na região. Cleudes Junior informou que todos foram indiciados e está em curso um pedido de prisão preventiva, que já foi deferido.
O delegado ainda refutou rumores que surgiram sobre um possível envolvimento de Luciano com o tráfico. “Essas especulações foram totalmente descartadas. Luciano era uma vítima inocente, atingida durante um ataque direcionado a outros alvos. Há indícios de que ele era conhecido como pastor em sua comunidade,” afirmou o delegado.
A equipe policial também apurou que o veículo que serviu de alvo nos disparos pertencia a um motorista de aplicativo sem qualquer ligação ao tráfico.
A PCES segue com as investigações e reitera seu compromisso em combater a criminalidade e trazer justiça às vítimas de crimes no Estado.
Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio de trabalhador terceirizado em Vila Velha; mandantes do crime seguem foragidos.
Fonte: Polícia Civil-ES.

