12 de dezembro de 2025
CulturaPEC da Blindagem Avança na Câmara e Segue para o Senado

PEC da Blindagem Avança na Câmara e Segue para o Senado

Na noite desta terça-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos de votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta o processamento criminal de parlamentares, estendendo até mesmo a execução de mandados de prisão. A chamada PEC da Blindagem ou PEC das Prerrogativas, foi votada primeiramente com 353 aprovações contra 134 rejeições, e, no segundo turno, obteve 344 votos favoráveis contra 133 contrários.

O texto-base, que necessitava de uma maioria de 308 votos dos 513 possíveis, também propõe que ações penais contra deputados e senadores só possam ser abertas com autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a proposta estabelece foro no Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos políticos com representação no Congresso.

A tramitação agora segue para o Senado, onde prevê-se resistência, especialmente pela manifestação contrária do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), que expressou descontentamento nas redes sociais.

De acordo com o relator da PEC, deputado Claudio Cajado (PP-BA), a medida não serve como licença para atos indevidos, mas como um “escudo protetivo” aos parlamentares contra ações que possam representar perseguição política. O proponente defende que a decisão por voto secreto é tradicional e não apresenta problemas, reiterando a necessidade de proteção à soberania do Poder Legislativo.

Os adversários da proposta criticam, argumentando que ela pode impedir investigações contra deputados envolvidos em crimes comuns, como corrupção ou violência, considerando-a um retrocesso à integridade do Parlamento brasileiro.

A PEC ainda determina que, em caso de prisão por crime inafiançável, o Congresso tem 24 horas para decidir, por voto secreto e maioria simples, se sustenta ou não a detenção do parlamentar.

Essas mudanças são vistas por alguns como uma resposta legislativa a recentes tensões entre os poderes Executivo e Judiciário, na busca de um equilíbrio que resgate prerrogativas originalmente previstas na Constituição de 1988, mas modificadas ao longo dos anos.

Cabe agora ao Senado Federal a análise de admissibilidade e o mérito da proposta, que poderá enfrentar uma jornada desafiadora diante das reações mistas quanto às suas implicações para a autonomia e a fiscalização do poder parlamentar.

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado 

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta oferece 120 novas vagas de emprego hoje; confira as oportunidades!

O SINE de Anchieta está promovendo uma oportunidade significativa...

Inscrições abertas para o Projeto Cultural Rubem Braga em Cachoeiro até fevereiro de 2026

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Polícia Civil do ES Descobre Furto de Energia em Distribuidora de Bebidas em Vitória

Polícia Civil do Estado investiga furto de energia elétrica...

Governo do ES lança comitê para promover masculinidade positiva e igualdade

Secretaria das Mulheres Institui Comitê Técnico de Promoção da...

Prefeitura de Cachoeiro envia projeto de abono natalino para servidores públicos

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim enviará um projeto...

Fim de semana de empreendedorismo feminino em Anchieta: venha conhecer a EXPOELAS!

Anchieta receberá um evento inédito neste fim de semana,...

Arsenal Enfrenta Desafio Cru contra Aston Villa e City em Disputa Acirrada!

Premier League: Mudança de Rumos e Disputa Acirrada No último...

IPCA registra alta de 0,18% em novembro, superando outubro e 2024

IPCA de Novembro Apresenta Alta de 0,18% com Impactos...

Polícia Civil do ES prende quatro suspeitos de tráfico e homicídios em Guriri

Polícia Civil do ES Prende Quatro Suspeitos de Tráfico...