EducaçãoAzerbaijão e Brasil selam parceria para bolsas de pesquisa científica

Azerbaijão e Brasil selam parceria para bolsas de pesquisa científica

Azerbaijão Oferece Bolsas de Estudo a Estudantes Brasileiros para Pesquisas em Energia Renovável e Transformação Digital

O governo do Azerbaijão anunciou a oferta de bolsas de estudo para estudantes brasileiros, abrangendo diversas áreas de pesquisa, desde a graduação até o mestrado. A informação foi revelada pelo vice-ministro de Relações Exteriores do Azerbaijão, Elnur Mammadov, em uma entrevista à Agência Brasil. A parceria, que busca fortalecer a cooperação educacional entre os dois países, foi formalizada em um encontro realizado na última segunda-feira, 1º de outubro, entre Mammadov e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Mammadov destacou que essa iniciativa marca “uma nova página” nas relações bilaterais, evidenciando a importância do intercâmbio acadêmico na aproximação entre Brasil e Azerbaijão. Embora ainda não tenham sido definidas as quantidades específicas de bolsas, áreas prioritárias incluem energia renovável, transformação digital, conectividade, transportes e inteligência artificial. As informações sobre as vagas disponíveis serão divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil.

O vice-ministro também mencionou que o Azerbaijão tem oferecido anualmente mais de 100 oportunidades de estudo para estudantes de várias nacionalidades em suas universidades. Além disso, ele expressou interesse especial nas pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especialmente no que tange à agricultura sustentável.

No âmbito comercial, o Azerbaijão se posiciona como um importante fornecedor de fertilizantes para o agronegócio brasileiro, e durante as conversações com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, Mammadov enfatizou o desejo de aprofundar as relações comerciais entre os dois países. Entre os principais tópicos discutidos, estava a criação de uma plataforma econômica conjunta, além do aumento significativo na compra de açúcar brasileiro, que duplicou em relação ao ano anterior.

Os laços entre Brasil e Azerbaijão foram fortalecidos também por meio da colaboração nas conferências do clima, com a recente COP29 ocorrendo em Baku, e a próxima, COP30, programada para Belém, no Pará. Ambos os países concordaram sobre as responsabilidades que cabem a nações desenvolvidas no enfrentamento das mudanças climáticas, embora reconheçam que existem opiniões divergentes, especialmente em relação ao financiamento de ações climáticas.

Agência Brasil

Azerbaijão firma parceria com Brasil para oferecer bolsas de pesquisa

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Eliane Leal será vice de Pazolini na corrida pelo Governo do Espírito Santo

Na corrida pelo Governo do Espírito Santo, o ex-prefeito...

Petrobras confirma descoberta de petróleo na Foz do Amazonas

Petrobras anuncia descoberta de hidrocarbonetos em bloco no Amapá A...

Amcham pede para evitar reciprocidade contra tarifas dos EUA

Em meio às tensões comerciais entre Brasil e Estados...

Novo volta atrás e disputa pelo governo fica com cinco candidatos confirmados.

O partido Novo decidiu retomar o plano inicial e...

Defesa Civil de Marataízes combate incêndio em área de preservação

Incêndios em Marataízes: Defesa Civil combate chamas que devastam...

CBV exige teste genético para atletas do sexo biológico feminino

CBV Define Novas Regras para Participação de Atletas do...

Polipílula busca 8,5 mil voluntários para prevenir AVC

Pesquisadores Brasileiros Avançam em Testes de Polipílula Contra AVC...

Feira Verde 2026 em Cachoeiro promove conscientização e práticas sustentáveis

A Feira Verde 2026 está em plena atividade em...

Missão solicita ao TSE investigação de filiação falsa de Flávio

TSE Recebe Notícia-Crime sobre Filiação Questionável de Flávio Bolsonaro O...