CulturaHRW acusa EUA de manipular relatório sobre direitos humanos

HRW acusa EUA de manipular relatório sobre direitos humanos

ONG Acusa Estados Unidos de Manipulação em Relatório de Direitos Humanos

Em relatório recente, a renomada organização Human Rights Watch (HRW) apontou graves manipulações pelo governo dos Estados Unidos em sua avaliação anual sobre a situação dos direitos humanos globalmente. Segundo a HRW, o Departamento de Estado norte-americano, sob a gestão de Donald Trump, omitiu violações em países aliados e exacerbou falhas em nações vistas com desfavor por Washington, incluindo o Brasil e a África do Sul.

A análise crítica da HRW evidencia que o relatório de 2024 ignorou deliberadamente abusos em nações como El Salvador, Hungria e Israel, enquanto acusou falsamente o Brasil e a África do Sul de deterioração nas condições de direitos humanos. Sarah Yager, diretora da HRW em Washington, classificou o documento como um “exercício de encobrimento e enganação”.

No Brasil, o relatório dos EUA criticou o que chamou de “violação à liberdade de expressão” nas investigações do Supremo Tribunal Federal contra atividades online que ameaçam o sistema eleitoral. No entanto, especialistas apontam que há uma distorção nas interpretações, visando descreditar as ações legais brasileiras.

Em relação à África do Sul, o relatório americano destaca negativamente a nova lei de expropriação sem indenização, a qual, conforme o governo sul-africano, busca reparar injustiças da era do apartheid. A HRW acusa o documento de exagerar as questões para rotular incorretamente o país com alegações de genocídio racial.

Por outro lado, em Israel, o Departamento de Estado suprimiu informações sobre a violência contra palestinos e as condições desumanas em Gaza, conforme ressaltou a HRW. Na Hungria, apesar dos esforços do governo para restringir a democracia e os direitos civis, o relatório dos EUA falhou em reconhecer essas regressões.

As revelações da HRW lançam dúvidas sobre a imparcialidade e a integridade do relatório anual de direitos humanos dos EUA, comprometendo sua credibilidade como instrumento de política externa. No cenário de El Salvador, o documento norte-americano chegou a negar violações que foram amplamente documentadas por outras organizações e pela ONU, mostrando um claro viés em favor do regime de Nayib Bukele.

A seriedade com que essas acusações são tratadas reflete a complexidade das relações internacionais e a influência de agendas políticas nas questões de direitos humanos ao redor do mundo.

ONG denuncia manipulação em relatório dos EUA sobre direitos humanos

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Lukaku troca Napoli por Milan? Rumores agitam o mercado europeu!

Romelu Lukaku e Napoli: Caminhos que se Separam no...

Educação ambiental no DF: campanha ensina sobre desastres climáticos

Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir envolve alunos e educadores em Brasília...

Baixo Guandu sediará Campeonato Brasileiro de Asa Delta após 10 anos

Espírito Santo Sedia Campeonato Brasileiro de Asa Delta Após...

Douglas Santos pode ficar na Europa: Flamengo no páreo pela contratação!

Flamengo Monitora Situação de Douglas Santos: Retorno ao Brasil...

PCES cumpre prisão por roubo a joalheria em Aracruz, avaliadas em R$ 600 mil

Polícia Civil do ES cumpre mandado de prisão por...

Ricardo se reúne com vereadores para definir posições eleitorais em Vitória

Nove vereadores da Câmara Municipal de Vitória se reuniram...

Dedução do IR 2026: despesas com educação, saúde e previdência

Imposto de Renda: Gastos com Educação e Saúde Devem...

Tartarugas-cabeçudas reaparecem e intrigam cientistas na Baía de Guanabara

O aumento da presença de tartarugas-cabeçudas na Baía de...

Arsenal mira Endrick e avalia vendas estratégicas, incluindo Gabriel Jesus!

Arsenal Renova Interesse em Endrick do Real Madrid O Arsenal...