24 de outubro de 2025
Governo ESGoverno do ES divulga diagnóstico nutricional de 150 mil estudantes estaduais

Governo do ES divulga diagnóstico nutricional de 150 mil estudantes estaduais

Resultados do Diagnóstico do Estado Nutricional dos Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino são Divulgados pela Sedu

A Secretaria da Educação (Sedu) do Espírito Santo divulgou, na última quarta-feira (06), os resultados do Diagnóstico do Estado Nutricional dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Esta iniciativa foi parte da “Semana da Nutrição na Escola”, realizada em março deste ano e envolveu escolas de diversas regiões do estado capixaba. O levantamento avaliou o perfil nutricional de aproximadamente 150 mil estudantes.

Coordenado pela gerência de Apoio Escolar, o diagnóstico incluiu a coleta de dados nas unidades de ensino, seguida de uma análise técnica realizada pela equipe da Sedu. O resultado apresenta um panorama detalhado do estado nutricional dos alunos, organizado em diferentes níveis, com a finalidade de subsidiar o planejamento de ações no campo da saúde e educação alimentar.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, enfatizou que o diagnóstico vai além da simples mensuração de índices. “Ele faz parte de uma política mais ampla de promoção à saúde nas escolas. Durante a Semana da Nutrição, a Sedu estimulou atividades de Educação Alimentar e Nutricional, com o suporte da equipe técnica. Foram realizadas ações educativas, conversas sobre alimentação saudável e práticas que incentivam hábitos alimentares equilibrados, reforçando a função da escola como espaço essencial para a formação integral dos alunos”, afirmou o secretário.

A subgerente de Alimentação Escolar, Fernanda Grazziotti, apresentou os dados coletados, que revelaram que 65,08% dos estudantes estão com estado nutricional adequado (eutrófico). No entanto, o diagnóstico também apontou desafios significativos: 17,94% dos alunos encontram-se com sobrepeso, 9,60% apresentam obesidade e 3,57% foram identificados com obesidade grave. Adicionalmente, foram registrados casos de magreza (2,84%), magreza acentuada (0,86%) e baixo peso (0,12%), evidenciando a existência de diferentes formas de insegurança alimentar entre os estudantes.

Fernanda Grazziotti destacou a relevância da escola como um espaço estratégico para a promoção da saúde. “O diagnóstico nos proporciona uma compreensão mais aprofundada da realidade dos nossos alunos, o que nos permite adotar estratégias de intervenção mais eficazes. Os dados obtidos são fundamentais para direcionar políticas públicas que garantam uma alimentação escolar adequada às necessidades dos estudantes”, afirmou a subgerente.

Os resultados completos do Diagnóstico do Estado Nutricional dos estudantes da Rede Estadual do Espírito Santo estão disponíveis no “Painel de diagnóstico nutricional dos estudantes”.

Para inspeção detalhada, acesse aqui.

Para sugestões de pauta ou mais informações, a Sedu disponibiliza o e-mail pauta@sedu.es.gov.br para o envio de propostas. Informações adicionais à imprensa podem ser solicitadas através do e-mail comunicacaosedu@sedu.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3636-7888 e 3636-7707.

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Chelsea estipula R$ 375 milhões para negociar Andrey Santos com o Manchester United

Andrey Santos pode deixar o Chelsea? O Manchester United está...

Lula busca adesão do Brasil à associação de países asiáticos Asean

Brasil busca adesão à ASEAN enquanto Lula se reúne...

Prefeitura de Anchieta presta homenagem aos servidores que se aposentaram em 2025

A Prefeitura de Anchieta celebrou uma emocionante homenagem a...

Lula discutirá com Trump sanções a ministros do STF na Malásia

Lula Discutirá Sanções Contra Ministros do STF com Trump...

Produção de mel no ES aumenta 55%; meta é mil toneladas até 2032

Crescimento da Produção de Mel no Espírito Santo: Um...

Operação em Conceição da Barra resulta em quatro detidos e apreensão de drogas

Operação Estado Presente Norte: Quatro Detidos e Entorpecentes Apreendidos...

Polícia Civil prende dupla transportando 390 kg de carne de cavalo na Grande Vitória

Polícia Civil do ES Prende Dois Homens por Transporte...

Governo do ES regulamenta uso de saldos credores de ICMS para empresas afetadas

Governo do Espírito Santo Publica Decreto que Regulamenta Transferência...

Polícia Civil do ES e BA prendem homem suspeito de incêndios com prejuízo de R$ 40 milhões

Polícia Civil do ES e BA Prendem Suspeito de...