InternacionalAutocracias superam democracias pela primeira vez na história mundial

Autocracias superam democracias pela primeira vez na história mundial

Autocracias Superam Democracias em Relatório Global

Em um revelador estudo publicado pelo Instituto V-Dem, da Universidade de Gotemburgo, a situação da democracia no mundo apresenta um cenário alarmante: em 2024, as autocracias superaram as democracias, com 91 regimes autocráticos contra 88 democráticos. Os dados indicam que cerca de 72% da população global, um total aproximado de 5,8 bilhões de pessoas, vive sob regimes autocráticos, alcançando o nível mais elevado desde 1978. O relatório, que analisa anualmente a saúde democrática em 179 países, destaca uma inversão preocupante de tendências, com o aumento contínuo da concentração de poder em nações do Oriente Médio, Norte da África, Ásia do Sul e África Subsaariana, enquanto as democracias se concentram na Europa Ocidental, América do Norte e algumas partes da Ásia e América do Sul.

O conceito de autocracia, conforme definido pelo estudo, refere-se a regimes onde o poder é centralizado em uma pessoa ou grupo, com escassas liberdades civis e políticas. Em contrapartida, a democracia é caracterizada por eleições multipartidárias, liberdade de expressão, proteção das liberdades civis e igualdade perante a lei. A polarização política e a proliferação de desinformação emergem como as principais ameaças a esses sistemas democráticos. Pesquisa aponta que a polarização tem se intensificado em nove países, gerando desconfiança nas instituições e facilitando a disseminação de fake news, algo que governos autocráticos aproveitam para fomentar sentimentos negativos na população.

Violência e Ataques à Imprensa Durante Eleições

O relatório também traz à tona o aumento da violência política e os ataques à imprensa, elementos que mais deterioraram a democracia nas recentes eleições de 2024. Aproximadamente 25% das eleições realizadas naquele ano foram marcadas por episódios de violência política. O México, por exemplo, registrou a eleição mais violenta de sua história recente, com pelo menos 37 candidatos assassinados. Casos de tentativas de assassinato, como do primeiro-ministro da Eslováquia e do então candidato Donald Trump, evidenciam a crise da segurança nos processos eleitorais.

Ao abordar a questão da polarização, o estudo observa que eventos como o Brexit e as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos são exemplos claros de como a polarização alimenta desinformação e compromete valores democráticos. No caso dos EUA, a pesquisa destaca que a polarização tem afetado significativamente os debates políticos, uma preocupação que já se fazia sentir em 2024, embora novos desdobramentos possam não estar refletidos plenamente nos dados apresentados.

Implicações Para o Futuro das Democracias

Esses dados alarmantes não apenas mostram uma tendência preocupante em relação à autocracia, mas também levantam questões sobre o futuro das democracias em âmbito global. Com a desinformação e polarização emergindo como fatores catalisadores de crises políticas, a necessidade de fomentar um debate público saudável e garantir a proteção da imprensa torna-se mais urgente do que nunca.

Número de autocracias supera o de democracias no mundo, diz estudo

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Festa de Cachoeiro 2026 tem Expo Country e shows com Duda do Pagode e SPC

A Festa de Cachoeiro 2026 continua neste sábado (27)...

Delegado da PCES conclui curso de combate ao crime nas fronteiras do Brasil

Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Curso...

Anchieta alcança marco de 100 mil exames laboratoriais realizados em 2026

Os investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta...

Marataízes comemora participação no Encontro dos Fóruns do Porto Central

Porto Central e ParkLog Avançam em Marataízes Recentemente, representantes do...

Inscrições para a residência médica do Enare se encerram na segunda-feira

Inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027...

Prefeitura de Anchieta convoca suplentes para habilitação na PNAB 2026

A Prefeitura de Anchieta anunciou a convocação de suplentes...

Anvisa suspende serviço de consulta e venda online pela Voy

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta...

Mulher é presa em Barra de São Francisco por estupro de vulnerável

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão de...

Bloqueio de R$ 23,7 bi será diluído sem afetar serviços sociais

O ministro do Planejamento e...