PolíciaPolícia Civil e Guarda Municipal prendem líder de quadrilha de furto de...

Polícia Civil e Guarda Municipal prendem líder de quadrilha de furto de motos

Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Prisão de Líder de Associação Criminosa na Operação “Zero Grau”

Vitória, 14 de agosto de 2023 – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em colaboração com a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, prendeu, no dia 07 de julho, um homem identificado como líder de uma associação criminosa dedicada ao furto de motocicletas, desmanchando as mesmas para a venda ilegal de peças. A prisão foi efetivada com base em um mandado de prisão preventiva e faz parte da Operação “Zero Grau”, que visa o combate aos delitos de furto, receptação e adulteração de veículos, especialmente motocicletas.

As informações sobre a operação foram apresentadas em uma coletiva de imprensa realizada na sede da PCES em Vitória. O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, José Lopes, enfatizou a importância da transparência nas ações policiais. “A divulgação das prisões motiva a população a colaborar com informações que muitas vezes não temos conhecimento. Isso proporciona uma sensação de segurança, mostrando que estamos empenhados em combater furtos, roubos e outros crimes no Estado”, afirmou Lopes.

A vice-prefeita e Secretária de Defesa Social da Prefeitura da Serra, Gracimeri Gaviorno, destacou que o trabalho conjunto entre as forças de segurança é fundamental. “A Guarda Municipal está em constante contato com a população, o que facilita a troca de informações e contribui para resultados efetivos como este”, ressaltou.

O titular da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes, explicou que a investigação teve início após diversos levantamentos que apontaram o suspeito como chefe de uma organização especializada em desmanches de motocicletas. Segundo ele, “as motos são furtadas rapidamente em função de seu pequeno porte, o que dificulta o rastreamento. Com o apoio da Guarda Municipal, conseguimos identificar o líder dessa associação”.

Detalhando as táticas do suspeito, Ximenes explicou que ele contratava pessoas aleatórias, inclusive adolescentes, para realizar os furtos, pagando entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00 por cada motocicleta. As motos eram rapidamente desmanchadas em imóveis alugados, com suas peças sendo comercializadas no mercado ilegal.

A investigação revelou também que o suspeito havia fugido para a Bahia, onde, no dia 26 de junho de 2025, foi envolvido em um duplo homicídio qualificado, vinculado ao tráfico de drogas. Após o cumprimento dos procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.

A operação “Zero Grau” continua a ser um marco nas ações da Polícia Civil do Espírito Santo, evidenciando a importância da união entre instituições de segurança e o apoio da sociedade no combate ao crime.

Polícia Civil e Guarda Municipal prendem líder de grupo criminoso que furtava e desmanchava motocicletas no Espírito Santo.

Fonte: Polícia Civil-ES.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de homicídio em Marilândia

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de...

Polícia Civil apreende 22 aves em operação contra tráfico no bairro Aribiri

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende 22 Aves em...

92% das escolas já seguem nova lei contra celular

Brasília (DF) - Após um ano da aprovação da...

Exposição “Cachoeirenses Ausentes” valoriza contribuições de cidadãos para Cachoeiro

A exposição “Cachoeirenses Ausentes: Entre o Papel e a...

Pré-campanha do ‘Time do Lula’ avança em cidades estratégicas do ES

Em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o...

Venezuela: 6.640 vidas salvas após terremotos em busca de sobreviventes

Milhares de Sobreviventes Encontrados Após Terremotos Devastadores na Venezuela Seis...

João Fonseca enfrenta Jesper de Jong na 2ª rodada de Wimbledon

João Fonseca enfrenta Jesper de Jong na segunda rodada...

Procon de Cachoeiro orienta consumidores sobre compras seguras em festas juninas

A movimentação comercial em Cachoeiro de Itapemirim aumenta significativamente...