23 de janeiro de 2026
CulturaPrótese biodegradável com antibiótico revoluciona tratamento

Prótese biodegradável com antibiótico revoluciona tratamento

A busca por soluções inovadoras na área da saúde é constante, e um projeto paranaense promete revolucionar o tratamento de infecções em pacientes com próteses articulares. Desenvolvida por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, uma prótese biodegradável impressa em 3D, que incorpora antibióticos, mostrou resultados promissores em testes clínicos iniciais.

As próteses tradicionais, geralmente fabricadas em titânio, podem causar complicações se uma infecção se desenvolve. O protocolo atual requer a remoção da prótese, tratamento da infecção sem substituição temporária, e subsequente reinstalação, um processo que é não só longo, mas também doloroso e debilitante para o paciente. O professor Felipe Francisco Tuon, líder do projeto, enfatiza a falta de alternativas acessíveis no SUS para próteses temporárias com antibióticos, destacando a importância dessa inovação.

A utilização de uma prótese temporária de polímero durante o tratamento da infecção é uma alternativa que promete não apenas manter a mobilidade do paciente, mas também reduzir o risco de complicações. A tecnologia de impressão 3D é um ponto-chave do projeto, facilitando a customização e produção em massa, o que pode significativamente reduzir custos e tornar o tratamento mais acessível.

Atualmente, 15 pacientes já foram beneficiados com próteses de quadril no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, e os planos são de expandir os testes para próteses de joelho e ombro. Com o apoio de R$ 3 milhões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a equipe planeja estender a distribuição para a rede pública nacional, aumentando o alcance e impacto do projeto.

A PUC-PR, juntamente com o Hospital Universitário Cajuru, segue monitorando os pacientes que já receberam a prótese, visando garantir a eficácia e segurança do tratamento, com a esperança de em breve poder beneficiar um número ainda maior de pessoas através do sistema de saúde público do Brasil.

Pesquisadores criam prótese com antibiótico para tratar infecções

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil realiza operação contra maus-tratos a animais em Cariacica

Polícia Civil realiza operação em Cariacica e resgata cães...

Procon Cachoeiro promove palestra sobre Saúde Mental em janeiro branco

No embalo do movimento Janeiro Branco, que visa conscientizar...

Piúma recebe trator novo para impulsionar agricultura e desenvolvimento rural

Entrega de Trator Moderniza Apoio à Agricultura em Piúma Na...

Fabián Ruiz é desfalque no PSG após lesão no joelho em confronto contra o Sporting

PSG Atualiza Condição Médica do Elenco Antes do Jogo...

Edital do Governo do ES regula uso de imagens do Capixabão 2026 pela mídia

Edital de Chamamento Público da Fundação Carmélia Permite Uso...

Polícia Civil do ES Recupera 24 Cabeças de Gado Furtojadas em Jerônimo Monteiro

Polícia Civil do ES Recupera 24 Cabeças de Gado...

Barcelona oferece Gavi e Casadó ao Atlético de Madrid por Julián Álvarez!

O Barcelona está em negociação para a possível contratação...

Manchester United acelera renovação de Mainoo após saída de Casemiro!

O Manchester United está intensificando as negociações para a...

Polícia Civil conclui inquérito sobre homicídio no bairro São José, em Vitória

Homicídio no Bairro São José: Polícia Civil Finaliza Inquérito...