CulturaLula critica financiamentos a combustíveis fósseis no Brics

Lula critica financiamentos a combustíveis fósseis no Brics

No último encontro da cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou fortemente o apoio financeiro ao setor de petróleo e gás, apontando que no ano anterior, os maiores bancos globais financiaram a indústria com cerca de 869 bilhões de dólares. Durante seu discurso, Lula destacou os desafios trazidos pelos incentivos do mercado contrários à sustentabilidade ambiental.

“Oitenta por cento das emissões de carbono vêm de menos de 60 empresas, majoritariamente dos setores de petróleo, gás e cimento”, enfatizou o presidente, ressaltando a necessidade urgente de reformar esses incentivos para alinhar com objetivos ecológicos mais amplos. Além disso, ele mencionou o aquecimento global, que ocorre a um ritmo mais acelerado que o esperado, sublinhando a importância de triplicar as produções de energia renovável e dobrar a eficiência energética.

Na mesma linha, foi apresentada a Declaração-Quadro sobre Finanças Climáticas do Brics, procurando estabelecer novos modelos de financiamento para o clima. Um exemplo desses novos modelos é o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, anunciado para lançamento na COP30, que remunerará os serviços ambientais dos ecossistemas tropicais.

Lula também frisou a falta de recursos adequados para uma transição ambiental justa e bem planejada, especialmente dez anos após o Acordo de Paris. Ele realçou ainda que, apesar dos esforços, os países em desenvolvimento, que sofrerão impactos significativos, ainda carecem de meios efetivos para mitigação e adaptação climática, mostrando um cenário global de desafios e necessidades urgentes.

(Créditos das imagens: Imagens da Agência Brasil)

Lula critica incentivos financeiros ao setor de combustíveis fósseis

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Homem é indiciado por furto qualificado após roubar avó idosa em Aracruz

Polícia Civil conclui inquérito sobre furto qualificado por abuso...

Polícia Civil recupera celular furtado em escola e identifica o suspeito

Polícia Civil do ES Recupera Celular Furtado em Cariacica Cariacica,...

Palco TVE: Temporada 2026 inicia com o vibrante Herança Negra

‘Palco TVE’ Inaugura Temporada 2026 com Apresentação do Herança...

Polícia Civil do ES Apreende R$ 200 Mil Ligados a Traficantes e Armas

Apreensão de R$ 200 Mil pela Polícia Civil do...

Manchester City Prevalece na Disputa Financeira por Elliot Anderson em Meio ao Clássico

Disputa Acirrada: Manchester City e Manchester United Lutam por...

Manchester United mira Samuel Amissah, jovem promissor do Fulham e futuro destaque!

O Manchester United está de olho na contratação do...

Cachoeiro promove palestra sobre violência contra a mulher no Centro Vovó Matilde

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro...

Maycon Cardozo brilha em estreia no Bayern: 14º brasileiro a vestir a camisa!

Bayern de Munique Dominante: Maycon Cardozo Faz sua Estreia...

Lula cria duas áreas de conservação no litoral do RS

Novas Unidades de Conservação no Sul do Brasil visam...