França Anuncia Proibição de Fumar em Locais Públicos para Proteger Crianças
A partir de 1º de julho, a França implementará uma proibição de fumar em praias, parques, jardins públicos, áreas escolares, pontos de ônibus e instalações esportivas. A medida, anunciada pela ministra da Saúde e da Família, Catherine Vautrin, visa proteger as crianças e reduzir a exposição do público ao tabaco. Vautrin enfatizou que, "onde há crianças, o tabaco deve desaparecer", reforçando o compromisso do governo francês em criar ambientes mais saudáveis.
A nova legislação se alinha com a tendência crescente na Europa de restringir o fumo em espaços públicos. Países como o Reino Unido, que já estabeleceu uma proibição semelhante no ano passado, e algumas regiões da Espanha, que baniram o cigarro das praias, também estão adotando medidas rigorosas contra o tabagismo. Na Suécia, desde 2019, fumar é proibido em terraços de restaurantes ao ar livre, pontos de ônibus, plataformas de trem e pátios de escolas.
A proibição da França não se aplicará a varandas de bares e restaurantes ou a cigarros eletrônicos, permitindo que essas áreas mantenham alguma flexibilidade em relação ao consumo de tabaco. Vautrin reforçou a urgência da mudança ao mencionar que o uso do cigarro é responsável pela morte de cerca de 200 pessoas diariamente no país.
Dados recentes do Observatório Francês das Drogas e das Toxicomanias revelam que a taxa de tabagismo na França atingiu níveis historicamente baixos, com menos de 25% da população entre 18 e 75 anos fumando diariamente — o menor percentual registrado desde o final da década de 1990.
Com a adoção dessa nova legislação, a França se junta a abrigos na luta contra o tabagismo, refletindo um crescente movimento em direção a espaços públicos livres de fumaça.
Imagem: Agência Brasil/EBC
França proibirá fumar em praias, parques e perto de escolas
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente

