Governo ESDessalinização: Governo do Estado busca tecnologia alternativa para ampliar abastecimento de água

Dessalinização: Governo do Estado busca tecnologia alternativa para ampliar abastecimento de água


O Governo do Espírito Santo publicou, nesta sexta-feira (09), o edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Nº 001/2024, com o intuito de receber de empresas especializadas estudos para a elaboração de modelagem que aponte solução para a conversão de água do mar em água potável e a capacidade para abastecer parte da Região Metropolitana da Grande Vitória e as regiões de Anchieta e Aracruz. O documento foi divulgado no site da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, destaca a publicação do edital de PMI e a tecnologia disponível em outros países.

“Estivemos no Chile para conhecer de perto a experiência exitosa da usina de dessalinização em operação no deserto de Atacama, que desenvolve o processo usando água do Oceano Pacífico para abastecer residências na localidade. No final do ano passado, a empresa espanhola GS Inima protocolou manifestação de interesse na Sedes para instalar usinas de dessalinização em território capixaba. Nossa expectativa é de que com a publicação do edital de PMI mais empresas com qualificação comprovada demonstrem interesse no processo”, disse Ricardo Ferraço.

O PMI é o chamamento público para que empresas possam apresentar estudo de viabilidade e realizar o levantamento de dados sobre o projeto em questão. A iniciativa faz parte da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos do Espírito Santo (PPI-ES) e será conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan).

A partir da publicação do edital de PMI, as empresas interessadas terão 30 dias para manifestar interesse quanto à elaboração dos estudos de viabilidade do projeto.

O Projeto do Sistema de Abastecimento de Água Dessalinizada deverá abranger a captação, adução, tratamento, reservação e interligação ao sistema de abastecimento existente. O sistema deverá ser elaborado para atender aos padrões de potabilidade da Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, ou por norma específica que a venha substituir ou atualizar, e o atendimento às recomendações da OMS.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Manchester United prepara ataque decisivo para contratar Denzel Dumfries da Inter!

Manchester United avança para a contratação de Denzel Dumfries O...

SINE de Anchieta oferta 34 vagas de emprego disponíveis esta semana. Confira!

SINE de Anchieta oferece 34 vagas de emprego para...

Elefante-marinho Leôncio, desaparecido, é encontrado morto em Alagoas

Elefante-marinho Leôncio é encontrado morto após desaparecimento em Alagoas Após...

Tesouro ajusta leilão do Eco Invest para focar em sustentabilidade

O Tesouro Nacional divulgou mudanças significativas para o quarto...

Capixaba conquista vagas na seleção brasileira de karatê com apoio do Governo do ES

Gustavo Bosqueti é Convocado para a Seleção Brasileira de...

Manchester City de olho em Bruninho; Athletico-PR cobra R$ 149 milhões para vender!

O Athletico-PR está analisando a possibilidade de negociar a...

Cachoeiro celebra Páscoa com espetáculo “A Secreta Fábrica de Chocolates” gratuito

Neste 1º de abril, Cachoeiro de Itapemirim se prepara...