25 de agosto de 2025
Governo ESGoverno do Estado projeta usina de dessalinização de água no litoral capixaba

Governo do Estado projeta usina de dessalinização de água no litoral capixaba


O Governo do Estado quer instalar uma usina de dessalinização para converter água do mar em potável no Espírito Santo. O projeto será conduzido em conjunto pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan), dentro da Carteira de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado.

A proposta, validada pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), tem como objetivo oferecer fonte alternativa de abastecimento de água à Região Metropolitana da Grande Vitória e aos municípios de Anchieta e Aracruz.

“Nossa expectativa é de que possamos ter uma usina no Espírito Santo com capacidade para 1.100 litros convertidos de água salgada para água doce por segundo, com volume compatível para abastecer uma cidade com mais de 550 mil habitantes. Ou seja, estamos investindo em alternativas hídricas que possibilitem água de qualidade para consumo humano e para abastecer a indústria, a nossa economia, que é geradora de emprego e oportunidade. Mais do que preocupado, nós estamos trabalhando para gerar iniciativas”, salientou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço.

A previsão é de que o edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) seja lançado no primeiro semestre deste ano. O PMI é o chamamento público para que empresas possam apresentar estudo de viabilidade e levantamento de dados sobre o projeto em questão.

“A implementação dessa tecnologia representa um marco histórico no saneamento capixaba. A usina de dessalinização é uma medida que evidencia a antecipação do Governo do Estado aos desafios que enfrentamos em relação ao abastecimento de água, especialmente em tempos em que a segurança hídrica se tornou uma preocupação crescente. A iniciativa atende às necessidades imediatas de abastecimento e está alinhada com nossa visão de sustentabilidade ambiental. Por meio do funcionamento eficiente e ecologicamente responsável, estamos minimizando a pressão sobre os mananciais”, destacou o presidente da Cesan, Munir Abud.

Em novembro de 2023, Ricardo Ferraço e Munir Abud foram ao Chile conhecer de perto a experiência exitosa da usina de dessalinização em operação no deserto de Atacama, que desenvolve o processo usando água do Oceano Pacífico para abastecer residências na localidade.

No mês seguinte, representantes da empresa espanhola GS Inima protocolaram documento de Manifestação de Interesse Privado (MIP) na  Sedes para instalar usinas de dessalinização em território capixaba. A partir da publicação do edital de PMI, outras empresas interessadas terão a oportunidade de propor estudos de viabilidade do projeto.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-9708
comunicacao@sedes.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Empresarial
Desiery Manchine / Charley Fernandes / Mirela Marcarini
Cesan – Companhia Espírito-santense de Saneamento
27  2127 5074 comunica@cesan.com.br

 

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Rota do Itabira oferece 7 km de opções de lazer e contato com a natureza em Cachoeiro.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a nova Rota do Itabira...

Vereador pede anulação de PL sobre contratação de população em situação de rua

O vereador Davi Esmael (Republicanos) anunciou seu requerimento para...

Rio Ngumoha brilha e faz história: gol decisivo do Liverpool contra o Newcastle!

Rio Ngumoha brilha e garante vitória do Liverpool sobre...

Anchieta se prepara para a 7ª edição do Desafio de Corrida da GCMA em setembro

No próximo dia 14 de setembro, Anchieta se tornará...

Candidatos ao ProUni 2/2025 têm até amanhã para lista de espera

ProUni: Inscrições para Lista de Espera Começam Nesta Segunda-feira A...

Piúma alcança maior participação no ICMS em sete anos, impulsionando investimentos.

Piúma registra maior índice de participação no ICMS em...

Servidores de Marataízes destacam cultura capixaba em evento.

Encontro de Mestres da Cultura Popular Capixaba Destaca Patrimônio...

Polícia Civil desmantela esquema de fraude milionária em Itapemirim; casal é preso

Polícia Civil do ES Cumpre Mandados de Prisão em...

Casamento Comunitário em Marataízes reúne casal em grande celebração

Comunitário celebra união de casais em Marataízes Na última sexta-feira,...
- Advertisement -spot_img