Governo ESPolícia Penal do Espírito Santo é criada

Polícia Penal do Espírito Santo é criada


O Projeto de Lei Complementar (PLC) que cria a Polícia Penal do Espírito Santo foi aprovado pela Assembleia Legislativa (Ales) nessa terça-feira (5). Com isso, a categoria passa a figurar no sistema público de segurança brasileiro, sendo o órgão responsável pela segurança do sistema prisional. A lei que trata da organização e estrutura da Polícia Penal entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024.

O projeto propôs a transformação do cargo de inspetor penitenciário em policial penal, a construção de toda a estrutura organizacional da nova instituição, suas unidades organizacionais, bem como a criação de cargos comissionados e funções gratificadas necessários ao funcionamento do órgão. A polícia Penal permanece vinculada à Secretaria da Justiça (Sejus).

O Governo do Estado enviou o PLC à Assembleia Legislativa no dia 29 de novembro. Para o secretário de Estado da Justiça, André Garcia, este é um marco histórico para a categoria. “A criação da Polícia Penal do Espirito Santo é um marco histórico para nossos policiais, de fato e de direito. Agradecemos ao governador Renato Casagrande, pela sensibilidade e pelo cumprimento do compromisso com nossos valorosos policiais. Com a regulamentação, os servidores terão respaldo legal para atuarem, de fato, como policiais. O objetivo é ter uma polícia motivada e valorizada pelo governo”, pontua André Garcia.

Atribuições da Polícia Penal

Compete à Polícia Penal do Espírito Santo zelar pela preservação da integridade física e moral da pessoa sob custódia estatal,  em decorrência de prisão ou medida de segurança;  Realizar a vigilância e custódia de presos; A recaptura de presos fugitivos;  Planejar, coordenar, integrar e orientar a inteligência penitenciária, promover ações de inteligência em cooperação junto aos demais órgãos de segurança pública; Definir normas para ingresso de pessoas no ambiente prisional no âmbito de sua   competência; Atuar de forma cautelar na manutenção e no controle da ordem e disciplina no   ambiente prisional; Intervir para reestabelecer a ordem e a disciplina em casos de motins e rebeliões; Coordenar demais ações inerentes à segurança no âmbito da Polícia Penal, entre outras.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES Participa de Intercâmbio com COT da PF em Brasília

Polícia Civil do Espírito Santo realiza intercâmbio operacional com...

Governo do ES lança ‘192 Fácil’ e moderniza atendimento do SAMU 192

Governo do Estado Lança Aplicativo “192 Fácil” para...

Simeone aponta Tottenham como favorito em duelo decisivo contra o Atlético de Madrid

Confronto Equilibrado: Atlético de Madrid e Tottenham se Enfrentam...

Manchester City reafirma: Rodri não está à venda e futuro é com os Citizens

Real Madrid Monitora Situação de Rodri no Manchester City Na...

Polícia Civil de Aracruz cumpre prisão por roubo majorado em investigação

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Roubo Majorado...

Inscrições para Casamento Comunitário em Cachoeiro são prorrogadas até 16 de março

As inscrições para o Casamento Comunitário em Cachoeiro de...

Prefeitura de Anchieta avança na modernização de contratações com Contrata+ Brasil

A Prefeitura de Anchieta avança na modernização dos processos...

Falta de diesel no RS preocupa produtores durante colheita crucial

Falta de Óleo Diesel Preocupa Produtores Rurais do Rio...

Intervenções em praias: especialistas alertam para riscos ecológicos

Aumento do Avanço do Mar no Litoral Brasileiro Exige...