22 de outubro de 2025
PolíciaPCES participa da jornada '21 Dias de Ativismo' e ao movimento ‘Laço...

PCES participa da jornada ’21 Dias de Ativismo’ e ao movimento ‘Laço Branco’ – Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), marca presença na jornada internacional do “16 Dias de Ativismo’ contra a violência de gênero. No Brasil, a campanha foi estendida para ’21 Dias de Ativismo’, começando em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e estendendo-se até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A DIV-Deam desempenha um papel fundamental no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Estado, adotando abordagens tanto de repressão quanto de prevenção. A estrutura da divisão conta com delegadas dedicadas exclusivamente ao combate à violência contra a mulher no Estado, fortalecendo seu funcionamento.

A campanha ’16 Dias de Ativismo’ concentra-se na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Um dos principais objetivos do movimento é dar visibilidade e mobilizar as pessoas em torno do assunto.

Durante esse período, a DIV-Deam, as Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (DEAMs) e os Núcleos Especializados de Atendimento às Mulheres (NEAMs) estão realizando atividades programadas, incluindo palestras e orientações em diversas cidades.

Diga não à violência

A luta pelos direitos das mulheres é uma jornada marcada por desafios e conquistas. Mulheres ainda enfrentam violações diárias simplesmente por serem mulheres. A construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência depende do engajamento coletivo, do diálogo aberto, da educação e da conscientização.

A PCES reafirma seu repúdio à violência contra a mulher, reconhecendo sua relação com um machismo enraizado em nossa sociedade. E reconhece que é crucial um debate com toda a sociedade, incluindo os homens, para abordar questões relacionadas a relacionamentos permeados pela violência, assim como é trabalhado no Projeto ‘Homem que é Homem’*.

 

Denuncie!

A Polícia Civil orienta que as vítimas de violência doméstica ou de crimes contra a dignidade sexual denunciem. O registro pode ser feito na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no município do ocorrido ou na Delegacia da cidade em locais sem DEAM, podendo também ser realizado de forma on-line pelo site. Denúncias também podem ser feitas pelos Disques-Denúncia 181 e pela Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal, no número 180.

 

16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero

A campanha internacional ’16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero’ ocorre anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro. No Brasil, estende-se para ’21 Dias de Ativismo’, abrangendo eventos do Dia Nacional da Consciência Negra até o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

 

25 de novembro: Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

Em homenagem às irmãs Pátria, María Teresa e Minerva Maribal, violentamente assassinadas em 25 de novembro de 1960, o dia foi instituído como o Dia Internacional da NÃO violência contra a Mulher. As irmãs foram torturadas e assassinadas a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

 

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – ‘Laço Branco’

O dia 06 de dezembro, marca o envolvimento dos homens na defesa das mulheres e na busca pela igualdade de gênero. No Brasil, a data é marcada pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Historicamente, a origem da data remonta a um trágico episódio de violência contra mulheres ocorrido em 6 de dezembro de 1989, quando um grupo de homens canadenses decidiu unir forças para denunciar a existência de homens que cometem violência contra as mulheres, ao mesmo tempo em que proclamavam seu repúdio a tal atitude. Esse movimento adotou o laço branco como seu símbolo distintivo e adotou o lema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos diante dessa violência”.

A data reúne homens em prol da defesa das mulheres, no Canadá, desde 1991. Essa campanha chegou ao Brasil no ano de 2001.

Projeto “Homem que é Homem”

Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), o Projeto ‘Homem que é Homem’ foi desenvolvido para contribuir na redução do índice de reincidência de violência contra a mulher no Estado.

A partir de 2019, o Projeto foi integrado à proposta de trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa que coordena diversas políticas públicas e envolve Secretarias e órgãos da Administração Estadual com o objetivo de diminuir os índices de violência e criminalidade.

No projeto, homens denunciados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher são convocados a participar de um ciclo de palestras abordando temas relacionados à desconstrução de ideias sexistas e machistas, visando estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

 

 

Texto: Olga Samara Gomes

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Matheus Foletto/ Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Perigo à vista: Aston Villa pode desviar contratação de Endrick do Manchester United!

Endrick pode deixar o Real Madrid? Manchester United e...

Polícia Civil prende homem de 84 anos foragido por latrocínio desde 1991

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Foragido da Justiça...

Coreia do Norte lança míssil balístico em direção ao mar leste.

Coreia do Norte dispara míssil balístico rumo ao leste...

Capixabas representam o ES no Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu no RJ

Atletas Capixabas Representarão o Espírito Santo no Rio Spring...

Polícia Civil e PM realizam operação em Guaçuí e apreendem revólver na zona rural

Polícia Civil e Militar deflagram operação e apreendem arma...

SINE de Anchieta oferece 27 vagas de emprego para interessados nesta semana

O Sine de Anchieta anunciou a abertura de 27...

Polícia Civil de Guaçuí Cumpre Mandados e Prende Homem e Adolescente

Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Operação em Guaçuí...

Atlético-MG empata com Del Valle na Sul-Americana com gol de Dudu

Atlético-MG arranca empate heroico contra Independiente del Valle nas...

Torcedores do Arsenal Rejeitam Prêmio a Gyökeres: “Gabriel Magalhães Foi Superior!”

Torcedores do Arsenal questionam prêmio de melhor em campo...