24 de agosto de 2025
Presidente KennedyPresidente Kennedy/ES apresenta Plano Municipal pela Primeira Infância - Notícias de Presidente...

Presidente Kennedy/ES apresenta Plano Municipal pela Primeira Infância – Notícias de Presidente Kennedy ES


Cerimônia de Lançamento será realizada no dia 30 de outubro, às 8h30

Na próxima segunda-feira (30), às 8h30, acontecerá o lançamento do Plano Municipal pela Primeira Infância de Presidente Kennedy, em cerimônia que será realizada no Auditório Nicolli da Secretaria Municipal de Educação – Centro. O Plano, que deve ser transformado em projeto de lei, será apresentado à sociedade pela Comissão de Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância do município. Na programação, além da apresentação do PMPI, haverá a exibição de um vídeo com todo o processo de sua elaboração e apresentações culturais das crianças do município.

O Plano foi elaborado de forma participativa, com assessoria da equipe do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Petrobras. Desde 2021, a equipe da Avante realiza uma série de atividades em Presidente Kennedy para construção do PMPI, com articulação de diferentes setores da administração municipal. O projeto visa a priorização da primeira infância no município e a orientação para investimentos em políticas públicas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos.

Em Presidente Kennedy, a elaboração do PMPI foi liderada pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) que coordenou uma comissão intersetorial formada por representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social; Saúde; Governo; Fazenda; Cultura; Turismo; Esporte e Lazer; Obras, Segurança Pública; Transporte e Frota. Participam também o Conselho Tutelar; segmentos de trabalhadores da Educação Infantil; agentes públicos que participaram das trilhas formativas do PIC; Conselhos Municipais de Assistência Social, Educação e Direitos das Pessoas com Deficiência; Associações Comunitárias de moradores e famílias com crianças de 0 a 6 anos.

Projeto Primeira Infância Cidadã

Para apoio à gestão municipal e à sociedade civil na construção do PMPI de Presidente Kennedy, o projeto Primeira Infância Cidadã realizou uma intensa programação de ações, como o diagnóstico situacional, para conhecer a realidade local das crianças e suas famílias. O estudo levantou dados sobre as condições de vida, por meio de acompanhamento de indicadores, de escutas de crianças e adolescentes, rodas de conversa e aplicação de questionários.

Outra atividade fundamental e um dos eixos do projeto foi a realização de trilhas formativas voltadas para agentes públicos e conselheiros municipais, para habilitá-los na revisão ou elaboração dos planos. No processo formativo foram utilizadas metodologias focadas em atividades práticas, direcionadas à realidade local. Conhecimentos específicos sobre a primeira infância e sobre a garantia de direitos foram temas centrais.

O projeto Primeira Infância Cidadã é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio de parceria com a Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância. Tem atuação em 15 municípios, em cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A Avante – Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há mais de 27 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta de ação, a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e dar sentido às suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Presidente Kennedy – ES

Top 5

Confira Mais

Governo do ES nomeia 403 Agentes de Suporte Educacional nesta quinta-feira

Governo do Espírito Santo Anuncia Nomeação de Agentes de...

Polícia Civil do ES prende trio que aplicava golpe da cesta básica em Vitória

Polícia Civil do ES Prende Trio Acusado de Golpe...

Courtois levanta polêmica com comentário enigmático sobre Vinicius Júnior no Madrid

Real Madrid vence Oviedo com gol de Vinicius Júnior O...

Bahia vence Santos e avança na briga pela Libertadores em casa

Bahia Impõe Vitória Sobre Santos e Se Consolida no...

Salah brilha e Liverpool enfrenta desafio duríssimo contra o Newcastle!

markdown O casamento perfeito entre Mohamed Salah e Liverpool O atacante...

Polícia Civil do ES prende suspeitos e apreende drogas em operação em Vila Velha

Polícia Civil do ES realiza Operação “Reditus Pacis” em...

Embrapa impulsiona cultura alimentar e turismo no Nordeste do Brasil

Projeto "Paisagens Alimentares" Revoluciona Comunidades Rurais do Semiárido Nordestino Um...

Bayer Leverkusen pode garantir İlkay Gündoğan do Manchester City em negociação!

Manchester City pode perder İlkay Gündoğan para o Bayer...

Selo Verde-ES: Governo do ES promove transparência e abre mercados sustentáveis

Governo do Estado Lança Plataforma Selo Verde-ES para...
- Advertisement -spot_img