1 de setembro de 2025
Governo ESConsórcio fake: operação conjunta interdita empresas por fraude na venda de consórcios

Consórcio fake: operação conjunta interdita empresas por fraude na venda de consórcios


Uma operação entre o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) resultou na suspensão do fornecimento de serviço de duas empresas de consórcios por publicidade enganosa. A ação, que foi realizada na manhã dessa segunda-feira (24), é consequência de uma rigorosa investigação que teve início há algumas semanas.

Para atrair o consumidor, as empresas anunciavam no mercado virtual, também denominadas marketplaces, a venda de casas, terrenos e veículos por um preço atrativo, divulgando, inclusive, a foto do bem que seria comercializado. Ao chegar no local, o consumidor era surpreendido com a informação de que o bem não estava mais disponível para a venda. As empresas ofereciam a venda de uma carta de crédito com o argumento de que os consumidores seriam contemplados em breve. Ao procurar o Procon para registrar a reclamação, devido a não concretização do acordo, descobriam se tratar da contratação de um consórcio.

A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, informou que o órgão tem atuado frequentemente em parceria com a Delegacia do Consumidor e com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. Isso possibilita a troca de informações no momento em que as denúncias chegam e a celeridade nos processos administrativos.

“Chamou atenção do Procon-ES o volume de reclamações dos consumidores com o mesmo problema e que subsidiaram a investigação que estava em curso na Delegacia do Consumidor. Não dá para mensurar o número de consumidores atingidos. De acordo com a investigação, esses bens nunca existiram. Serviam apenas de chamariz para a venda de consórcio. Essa propaganda abusiva terá o braço forte do Procon-ES”, ressaltou Letícia Coelho.

O diretor de Fiscalização do Procon-ES, Álvaro Araujo Valentim, contou que o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor interditou duas empresas de consórcio, uma em Vila Velha e outra em Vitória, como medida cautelar, com o objetivo de impedir que mais consumidores caiam no golpe. “No momento da operação, uma empresa foi pega em flagrante vendendo o consórcio e usando de informações falsas que induziam o consumidor a erro”, disse.

As empresas têm o prazo de 20 dias corridos para apresentar defesa escrita e as provas que pretendem produzir. Fica advertido que o não cumprimento das determinações do Procon-ES constitui crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal, além de outras medidas administrativas.

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
(27) 3132-1840 / 9 9975-2490
imprensa@procon.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Anchieta cria canal exclusivo para ouvir sugestões sobre Saúde da população

A população de Anchieta já conta com um canal...

Agersa instaura processo administrativo contra BRK Ambiental em Cachoeiro

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados...

Aquaviário terá horários extras neste fim de semana pela Maratona de Vitória

Maratona de Vitória: Ceturb-ES Disponibiliza Viagens Extras do Aquaviário...

Dupla Stefani e Babos avança às quartas do US Open após vitória emocionante

Luisa Stefani e Timea Babos avançam às quartas de...

Premier League Domina o Mercado: Liverpool e Isak Criam Abismo Financeiro na Europa

Premier League se destaca na janela de transferências A Premier...

Marataízes: Gestão Municipal busca liberação de obras no Estado

Marataízes: Comitiva Municipal discute desenvolvimento urbano com o Governo...

Barroso assegura julgamento sereno de Bolsonaro no STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís...

Nova Feira da Agricultura Familiar será inaugurada em Cachoeiro nesta terça-feira

Moradores do bairro Alto Village, em Cachoeiro de Itapemirim,...

Polícia Civil apreende veículo do suspeito em duplo homicídio em Alto Rio Novo

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende Veículo Utilizado em...
- Advertisement -spot_img