Governo ESUnidade prisional de Colatina realiza formatura do curso de Costureira Industrial do...

Unidade prisional de Colatina realiza formatura do curso de Costureira Industrial do Vestuário


Nessa segunda-feira (20), o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) realizou a formatura de 18 internas que concluíram o curso de Costureira Industrial do Vestuário. A capacitação foi desenvolvida por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e é voltada ao sistema prisional.

O curso teve duração de quatro meses, com carga horária de 200 horas, quando as alunas puderam aprender sobre a história da indústria e o surgimento das máquinas, além de técnicas de costura, modelagem base de blusa e costura, customização e bainha, entre outras atividades.

A diretora da unidade prisional, Dayany Queiroz, afirma que a qualificação profissional das internas é um importante instrumento de ressocialização. “O curso cria possibilidades à pessoa presa para um novo itinerário de vida, com perspectivas para o reingresso ao mercado de trabalho. Abre a possibilidade para que elas se organizem e saibam qual caminho seguir. Ofertamos muitos cursos na unidade prisional e isso faz com que elas continuem aprendendo, dignificando sua vida para o bem. É um exercício de cidadania”, ressalta Dayany Queiroz.

A interna Tais Mendes recebeu o certificado de conclusão de curso na unidade. “Aqui dentro, estou aprendendo a ser uma pessoa melhor, ultrapassando as barreiras e conquistando minha qualificação profissional para dar orgulho a minha mãe e me orgulhar de ser uma nova pessoa. O curso foi importante porque, lá fora, eu tive a oportunidade de me qualificar, porém, nunca tive interesse. Minha mãe sempre insistiu para que eu mudasse de vida e tivesse uma profissão”, afirmou.

Atualmente, além do curso de Costureira Industrial do Vestuário, 56 internas participam de capacitações desenvolvidas em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio dos programas Qualifica-ES e Pronatec. Entre eles, estão os cursos de Atendente de Serviço de Saúde e Confeccionador de Lingerie e Moda Praia.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Caminhão é entregue a agricultores familiares de Boa Vista em Marataízes

Marataízes Recebe Novo Caminhão para Apoiar Produtores Rurais A Prefeitura...

Cachoeiro aprova Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para a população

Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de...

SINE de Anchieta disponibiliza 54 vagas de emprego para a população local

O Serviço Integrado de Emprego (SINE) de Anchieta está...

IPCA-15 de junho apresenta variação de 0,41%, queda em relação a maio

O IPCA-15 apresenta variação de 0,41% em junho de...

Marataízes comemora sua participação na Olimpíada de Empreendedorismo

Estudantes de Marataízes Participam da Olimpíada de Empreendedorismo 2026 Marataízes,...

Maduro detido nos EUA pede união à Venezuela após terremoto devastador

Nicolás Maduro se pronuncia após terremoto na Venezuela: "Nossas...

Candidatos à presidência do Crea-ES se destacam na reta final da eleição regional

A disputa pela presidência do Conselho Regional de Engenharia...

Calor intenso desafia Brasil e Escócia na Copa do Mundo em Miami

Copa do Mundo e o Calor: Desafios para Atletas...

Polícia Civil do ES prende homem por crimes cibernéticos em operação em São Gabriel

Polícia Civil do ES realiza operação contra crimes cibernéticos...