27 de outubro de 2025
Governo ESAvanço da vacinação no Espírito Santo reduz indicadores de óbitos pela Covid-19

Avanço da vacinação no Espírito Santo reduz indicadores de óbitos pela Covid-19


Com mais de 7,4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas na população capixaba, o Espírito Santo vive uma realidade positiva em decorrência das coberturas vacinais, como a redução dos indicadores de óbitos pela doença. 

De janeiro a até a última terça-feira (22), o Estado somava cerca de 377.700 casos confirmados pela doença e 722 óbitos, com letalidade de 0,19%. Em 2021 foram confirmados pouco mais de 365.700 casos, com 8.076 óbitos e uma letalidade de 2,20%, sendo que 74% dos óbitos em 2021 aconteceram nos cinco primeiros meses, período no qual a vacinação ainda era destinada a pequenos grupos, devido à escassez de imunizantes.  

“Temos hoje excelentes coberturas vacinais de primeira e segundas doses na população acima dos 18 anos, além da cobertura de mais de 85% nas doses de reforço nos idosos. Entretanto, os indicadores podem ser ainda melhores se conseguirmos ampliar as doses de reforço nas demais faixas etárias e também uma maior adesão das famílias para a vacina infantil”, ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo. 

A coordenadora ressalta que a Covid-19 é uma doença imunoprevenível e que o Sistema Único de Saúde tem quatro imunizantes disponíveis à população acima de 5 anos de idade. “Diferentemente do primeiro semestre de 2021, hoje temos ampla disponibilidade de doses à população. E como uma doença imunoprevenível, as vacinas ajudam a reduzir casos graves e, consequentemente, os óbitos”. 

 

Acelerar a vacinação para melhores coberturas

O Espírito Santo, segundo a Plataforma Vacina e Confia, já apresenta 89% de cobertura de primeira dose da população vacinável e de 77% de cobertura na segunda dose. Em relação à dose de reforço, a cobertura é de 33%.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a baixa cobertura das doses de reforço se dá, em especial, pela redução na procura da população de 18 a 59 anos. 

“Temos apenas 51% de cobertura vacinal em doses de reforço desta população, na qual mais de 1,5 milhão de pessoas estão com esquemas aptos a recebê-la. É uma população que precisa seguir o exemplo dos idosos, que buscam a dose de reforço como estratégia importante no enfrentamento à Covid-19 e já apresentam a cobertura de 85%”, informa. 

Outras coberturas que a coordenadora destaca que se faz importante ser ampliada é referente à D1 de crianças de 5 a 11 anos e D2 de adolescentes de 12 a 17 anos, que apresentam, respectivamente, 34% e 65%. 

“Nos reunimos semanalmente com os municípios para fortalecer as estratégias de vacinação nestes dois públicos, como a definição de ações em espaços escolares. Trabalhamos com a cobertura ideal de 90% para proteção da população e a nossa orientação, mesmo com feriados como o Carnaval, é que os municípios ampliem os pontos de vacinação e horários de funcionamento, visando à melhoria das coberturas vacinais”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Governo do ES mobiliza 16 mil alunos na 2ª fase da OBMEP neste sábado

Mais de 16 mil estudantes capixabas participam da 2ª...

Liverpool mira Marc Guehi para reforçar defesa e retomar luta pelo título da Premier League

Liverpool em baixa na Premier League Após um início promissor,...

Juventus em busca de nova era: Spalletti como principal candidato a treinador!

Juventus demite Igor Tudor e inicia negociações com Luciano...

Governo do ES abre inscrições para 11ª turma de Aceleração Digital do Funses 1

Funses 1 Abre Inscrições para a 11ª Turma de...

Zirkzee decidido: Manchester United pode negociar atacante com Brighton em alta!

Brighton entra em disputa por Joshua Zirkzee O futuro de...

Ex-diretor do INSS nega laços com políticos em CPI

Em depoimento recente à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito...

Bolsa renova recorde e dólar cai após encontro entre Lula e Trump

Mercado Financeiro em Alta Após Encontro Entre Lula e...

Henrique Marques conquista segundo ouro no Mundial de Taekwondo

Henrique Marques Faz História e Conquista Ouro no Mundial...

Eleições na Serra enfrentam impasse com resultados controversos e liminar judicial

O ex-vereador Professor Artur, candidato à presidência da Associação...