21 de outubro de 2025
Governo ESProcon-ES divulga balanço anual e bancos lideram atendimentos

Procon-ES divulga balanço anual e bancos lideram atendimentos


Em 2021, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 28.368 atendimentos. Desse total, 7.412 estão relacionados a bancos, ocupando a primeira posição no ranking de atendimentos. Em segundo lugar, aparecem as financeiras (2.328), seguido pela telefonia móvel (2.278), cartão de crédito (2.123) e energia elétrica (1.074).

As principais queixas que lideram o ranking estão relacionadas à cobrança indevida; lançamentos de serviços não solicitados na fatura; mudança unilateral nos contratos, com reajuste no valor do serviço; empréstimo consignado não autorizado; refinanciamento de empréstimo sem o consentimento do consumidor; cálculo e negociação de débitos; e problemas com contratos (descumprimentos e cláusula abusiva).

No ano passado, os atendimentos relacionados a bancos cresceram 230%, em comparação ao mesmo período de 2020. As principais insatisfações do segmento são referentes ao empréstimo automático, sem consentimento do aposentado e pensionista; modalidade de empréstimo via cartão consignado, com a cobrança de juros elevados, além de descontar o valor mínimo no benefício do consumidor, fazendo com que ele entrasse no “rotativo”; refinanciamento de empréstimo sem autorização prévia; falta de informação clara e precisa sobre o que o consumidor está contratando, além de cobrança indevida.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que para evitar prejuízos é preciso ter atenção redobrada antes da contratação de serviços, ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas.

“Se o consumidor verificar retiradas não autorizadas de sua conta bancária ou cobranças de serviços não autorizados e descontos não concedidos do seu benefício, deve procurar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor”, orientou Athayde.

Empresas

Em relação às empresas líderes de atendimento no Procon-ES, no ano de 2021, em primeiro lugar no ranking está a Telefônica Vivo (1.587); em segundo aparece o Banco BMG (1.224), seguido do Banco Bradesco (1.105), da EDP (1.088) e, em quinto lugar, aparece a Caixa Econômica Federal (913).

Ainda sobre as empresas mais demandadas, estão aquelas que aparecem como as mais resolutivas, ou seja, que solucionaram o problema com o consumidor. Na lista, aparece a 123 Milhas, a My Fish, a Abraspes, a Academia Wellness e a Vivo. As queixas estavam relacionadas ao reembolso de pacotes de viagens; à devolução de descontos indevidos de associados; e ao acordo e cancelamento de contrato de prestação de serviços.

Rogério Athayde ressaltou ainda que o ranking de empresas que se destacaram em 2021 não caracteriza, necessariamente, que são as melhores empresas para contratar. “Essas empresas tiveram o melhor índice de resolutividade para as reclamações dos consumidores”, acrescentou.

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pelo e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro de Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante distribuição de senhas diárias, às 9 horas e às 13 horas. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até as 13 horas, mediante agendamento no site www.facafacil.es.gov.br.

Existe também uma plataforma on-line do Ministério da Justiça para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br, é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas, em até dez dias.

Para o atendimento, é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Procon-ES
Amanda Ribeiro
(27) 3132-1840
imprensa@procon.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Capixabas representam o ES no Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu no RJ

Atletas Capixabas Representarão o Espírito Santo no Rio Spring...

Polícia Civil e PM realizam operação em Guaçuí e apreendem revólver na zona rural

Polícia Civil e Militar deflagram operação e apreendem arma...

SINE de Anchieta oferece 27 vagas de emprego para interessados nesta semana

O Sine de Anchieta anunciou a abertura de 27...

Polícia Civil de Guaçuí Cumpre Mandados e Prende Homem e Adolescente

Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Operação em Guaçuí...

Atlético-MG empata com Del Valle na Sul-Americana com gol de Dudu

Atlético-MG arranca empate heroico contra Independiente del Valle nas...

Torcedores do Arsenal Rejeitam Prêmio a Gyökeres: “Gabriel Magalhães Foi Superior!”

Torcedores do Arsenal questionam prêmio de melhor em campo...

Anchieta promove Ciclo do Projeto Lidera+ para fortalecer lideranças municipais

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria da...

Delegação do Governo do ES brilha com 12 medalhas no Brasileiro Paralímpico

Delegação Capixaba Brilha no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de...

Pep Guardiola revela incertezas sobre futuro de Bernardo Silva após vitória do City

Manchester City triunfa na Champions League Na emocionante disputa da...