Cultura180 países enviarão metas climáticas até a COP30, afirma especialista

180 países enviarão metas climáticas até a COP30, afirma especialista

Às vésperas da COP30 em Belém, cresce a expectativa sobre os países que devem apresentar metas climáticas atualizadas. Pablo Vieira, diretor global da NDC Partnership, informa que mais de 180 países estão comprometidos com esse objetivo. No entanto, cerca de 80% destes ainda estão atrasados na atualização de suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), essenciais para a limitação do aquecimento global.

Na abertura da Rio Climate Action Week, evento que segue até 29 de agosto no Museu do Amanhã e conta com mais de 200 atividades, o foco esteve nas mudanças urgentes requeridas para enfrentar a crise climática. Vieira destacou a complexidade dos desafios, mencionando que, apesar do atraso, há uma busca por metas mais robustas e implementáveis.

No mesmo evento, o cientista Carlos Nobre alertou sobre o risco iminente de alterações permanentes no bioma amazônico devido ao desmatamento e ao aquecimento global. A perspectiva de transformação da floresta em um ecossistema de savana evidencia a gravidade da situação.

Além disso, Taily Terena, do Instituto Memória e Ciência Indígena, compartilhou as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas, especialmente com a escassez de água no Pantanal. A antropóloga destacou a importância da COP30 para o Brasil demonstrar seu papel na proteção ambiental e na aplicação de leis eficazes.

A realização do evento no Brasil é uma oportunidade tanto para discutir a proteção da Amazônia quanto para reforçar a importância das atualizações das NDCs na luta contra as mudanças climáticas. Crédito da imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Mais de 180 países devem enviar metas até COP30, diz especialista

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Colômbia elege neste domingo novo presidente para mandato 2026-2030

Colômbia Se Prepara para Escolha do Novo Presidente em...

Produtores do ES devem atualizar rebanho até 30/06 para evitar multa

Atualização Cadastral de Rebanho em Risco de Inadimplência no...

Polícia Civil resgata cães em situação de crueldade em Vila Velha

Polícia Civil Realiza Operação "Maus-Tratos" e Resgata Cães em...

Alemanha supera Costa do Marfim e avança para a fase eliminatória

Alemanha supera Costa do Marfim em emocionante virada e...

Atenção do Governo do ES para saúde de crianças e idosos no inverno 2026

Início do Inverno de 2026: Atenção redobrada para...

Polícia Civil realiza operação e prende investigada por tráfico em Ibitirama

Polícia Civil realiza operação contra tráfico de drogas em...

Oposição ganha destaque na Câmara de Vitória em meio a mudanças políticas.

Em pouco mais de dois meses desde o início...

Conecta Indústria Marataízes: 400 atendimentos em grande evento

Marataízes Recebe Ação do Conecta Indústria com Grande Participação...

Foragido por tentativa de feminicídio é preso em Jaguaré, ES

Homem foragido da Justiça de Minas Gerais é preso...