Programa de Voluntariado no Parque Estadual de Itaúnas Promove Educação Ambiental e Conservação
O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), renomado por suas imponentes dunas móveis e rica biodiversidade, abriga até o dia 30 deste mês uma importante iniciativa voltada para a preservação ambiental: o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC). Esta ação é promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e visa integrar a sociedade civil nas práticas de conservação e educação ambiental.
As atividades do PVUC no PEI tiveram início no último dia 8 e reúnem voluntários empenhados em contribuir com a gestão do parque e suas respectivas ações. Terence Jorge Nascente, analista de Meio Ambiente do Iema, ressalta a importância dos voluntários na execução das atividades. “A participação deles é fundamental não apenas para atingir os objetivos das unidades de conservação, mas também para desenvolver iniciativas de sensibilização ambiental, monitoramento de impactos e orientação aos visitantes. Além disso, os voluntários têm a chance de vivenciar a rotina de gestão, adquirindo experiências valiosas na área de conservação”, afirma.
Entre os voluntários que se dedicam ao PEI, destaca-se Julierme Seleguine Ranpineli Junior, estudante de Engenharia Metalúrgica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes) – Campus Vitória. Apesar de sua formação voltada para a indústria, Julierme revela que sempre teve um forte interesse pela Biologia e vê o voluntariado como uma oportunidade de reaproximação com sua verdadeira vocação. “Participar de atividades de educação ambiental é uma experiência de vida única. É gratificante compartilhar com visitantes a história do parque, suas espécies e comunidades, contribuindo para um entendimento mais profundo desse ecossistema”, declara.
Ana Carolina de Pádua Caetano, bióloga de 26 anos, também compartilha sua experiência no PEI, ressaltando como o voluntariado proporcionou uma imersão em práticas de conservação que ultrapassam o que é aprendido nas salas de aula. “A vivência aqui é extraordinária. Tive a oportunidade de explorar o histórico cultural de Itaúnas, participar de trilhas, monitoramento de praias e até em resgates de fauna, como a captura de jacarés para uma reportagem. O pôr do sol sobre as dunas foi absolutamente inesquecível. Trabalhar com pessoas motivadas cria um ambiente colaborativo onde aprendemos tanto quanto contribuímos”, conta.
O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação no Parque Estadual de Itaúnas tem se mostrado uma ferramenta eficaz na promoção da educação ambiental, ao mesmo tempo em que propõe um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os participantes.
Fonte: Governo ES