Volume de Serviços no Brasil: Levantamento de Novembro de 2025
Em novembro de 2025, o volume de serviços no Brasil registrou uma leve variação negativa de -0,1% em relação a outubro, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados pelo IBGE. Em contrapartida, o setor permanece 20,0% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e a 0,1% do recorde histórico alcançado em outubro do mesmo ano. No comparativo com novembro de 2024, o crescimento de 2,5% marca o vigésimo resultado positivo consecutivo.
Conforme os dados, o acumulado do ano até novembro apresenta um incremento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, igual ao crescimento registrado nos últimos doze meses. Os indicadores refletiram uma dinâmica variada entre diferentes setores: com transportes e serviços de informação e comunicação experimentando quedas de -1,4% e -0,7%, respectivamente. Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares mostraram um crescimento de 1,3%, enquanto outros serviços cresceram 0,5%.
A média móvel trimestral para o volume de serviços foi de 0,3% no trimestre encerrado em novembro de 2025. Do total de setores investigados, quatro apresentaram expansão, com destaque para outros serviços (1,0%) e serviços profissionais e administrativos (0,4%). Os serviços prestados às famílias ficaram estáveis, com uma variação de 0,0%.
Em um âmbito mais amplo, a análise dos dados mostra que 17 das 27 unidades federativas também observaram recuo no volume de serviços em novembro. Os estados mais afetados foram o Rio de Janeiro (-1,4%), o Distrito Federal (-3,4%) e a Bahia (-1,5%). Em contrapartida, São Paulo (0,3%) e Minas Gerais (1,1%) apresentaram contribuições positivas.
No que diz respeito às atividades turísticas, houve crescimento de 0,2%, consolidando o quarto resultado positivo seguido. Nesse contexto, as áreas que mais contribuíram para o avanço foram São Paulo (0,9%) e Bahia (1,9%), embora o Rio de Janeiro tenha registrado uma diminuição de -3,2%. Por sua vez, o transporte de passageiros caiu 0,5% em comparação com o mês anterior, após três meses consecutivos de alta, enquanto o transporte de cargas diminuiu em -0,1%.
Ainda assim, ao comparar com novembro de 2024, o volume total de serviços cresceu 2,5%. Essa expansão foi acompanhada por 18 das 27 unidades da federação, destacando-se São Paulo (3,4%) e Rio de Janeiro (2,8%). As diferenças regionais sugerem uma recuperação desigual, refletindo a complexidade do cenário econômico e social atual.
Volume dos Serviços varia -0,1% em novembro

