24.7 C
Itapemirim
segunda-feira 22 julho 2024

Você sabia por que alguns medicamentos estão em falta? – Notícias Prefeitura de Kennedy

Presidente KennedyVocê sabia por que alguns medicamentos estão em falta? – Notícias Prefeitura de Kennedy

O Município de Presidente Kennedy, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Assistência Farmacêutica, esclarece que desabastecimento de medicamentos já está sendo considerado um problema de Saúde Pública que afeta todo o mundo, diante do cenário pós-pandemia.

Dentre os principais motivos etá a escassez de insumos para a indústria farmacêutica e a crescente demanda, que contribui para manter a inflação em alta e preços impraticáveis.

No Município a situação não é diferente, muitos medicamentos constantes da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) não tem sido adquiridos em consequência dessa oscilação de preços, resultando em tentativas repetidas de aquisição sem sucesso.

Contudo, 214 (56,02%) dos 382 itens padronizados são adquiridos pelo Município. Ou seja, praticamente mais da metade dos itens. Isso tudo para expandir o acesso aos medicamentos dos munícipes.

Analisando todo o contexto Municipal, é possível concluir que quanto maior o rol de medicamentos ofertados, maior será a falta deles diante de um período crítico como o que estamos vivenciado.
 

Diante deste contexto, a alternativa é a prescrição racional, com medicações padronizadas e disponíveis na rede pública, sempre que possível e somente mediante avaliação do profissional prescritor.

Vale ressaltar que a Administração e a Assistência Farmacêutica vêm cobrando e adotando medidas urgentes e cabíveis para solucionar essas questões o mais breve possível.

Notícias de Presidente Kennedy ES

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas