Departamento de Estado dos EUA Suspende Vistos para 75 Países, Incluindo o Brasil
O governo dos Estados Unidos confirmou a suspensão, por tempo indeterminado, da emissão de vistos de imigração para 75 países, entre os quais está incluído o Brasil. A medida, que entrará em vigor a partir do dia 21 de janeiro, não afetará os vistos destinados ao turismo. A informação é da Agência Reuters, que detalha que países como Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iémen e Tailândia também são afetados. O porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, afirmou que a decisão visa impedir que imigrantes venham a se tornar um “encargo público” para os Estados Unidos, explorando a generosidade do povo americano.
Pigott salientou que o processamento de vistos de imigração para essas nações será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia seus procedimentos de imigração. O objetivo é evitar a entrada de estrangeiros que possam receber assistência social e benefícios públicos. A decisão segue um cenário tenso em meio a uma onda de protestos nos Estados Unidos, com destaque para os episódios ocorridos em Minnesota, onde a morte da estadunidense Renee Nicole Good pelas mãos de policiais da imigração suscitou manifestações em mais de mil localidades.
Até o momento, o Itamaraty, órgão responsável pelas relações exteriores do Brasil, não se manifestou sobre a questão. A Agência Brasil também contatou a Embaixada dos EUA em Brasília, e aguarda um retorno. A medida do Departamento de Estado ocorre em um contexto de endurecimento da política migratória do presidente Donald Trump, que tem priorizado a fiscalização da imigração. Desde que assumiu o cargo no ano passado, mais de 100.000 vistos foram revogados, marcando uma tendência de repressão às questões imigratórias no país.
A questão suscitou um acirramento no debate sobre imigração nos Estados Unidos, especialmente com Trump apontando a fraude em sistemas de benefícios sociais como uma das justificativas para a defesa de suas políticas mais rígidas em relação aos imigrantes.
Com informações da Reuters.
Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas
Fonte: Agencia Brasil.
Internacional

