21 de outubro de 2025
EducaçãoViolência no Rio prejudica aprendizado de alunos em escolas públicas

Violência no Rio prejudica aprendizado de alunos em escolas públicas

Estudo Revela Impacto da Violência no Aprendizado nas Favelas do Rio de Janeiro

Uma pesquisa inédita realizada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) expõe uma dura realidade enfrentada por estudantes de escolas localizadas em favelas e comunidades do Rio de Janeiro. O estudo, intitulado O Impacto da Guerra às Drogas na Educação das Crianças das Periferias do Rio de Janeiro, revela que a violência não apenas causa danos incalculáveis às comunidades, mas também compromete significativamente o aprendizado de crianças em áreas afetadas. Os resultados são alarmantes: o desempenho em língua portuguesa desses alunos cai em média para menos da metade do esperado, enquanto em matemática a situação é ainda mais crítica, com uma perda equivalente a um ano inteiro de aprendizado.

Utilizando dados do Fogo Cruzado, que compila informações sobre tiroteios, e dos resultados da Prova Brasil, que avalia conhecimentos em língua portuguesa e matemática, os pesquisadores examinaram a relação entre a violência no entorno escolar e o desempenho dos alunos. Ao longo da pesquisa, foi apontado que os estudantes de escolas em áreas com intensa violência sofrem um prejuízo de 65% no aprendizado em língua portuguesa e uma perda média de 9,2 pontos em matemática na escala da Prova Brasil, revelando o impacto contínuo e prejudicial da violência no ambiente escolar.

O estudo se destaca por considerar os relatos de diretores de escolas por meio de um aplicativo da Secretaria Municipal de Educação, permitindo uma análise mais precisa e rica sobre os efeitos da violência no cotidiano escolar. Segundo Tiago Bartholo, um dos autores da pesquisa, a repetição de episódios de violência resulta em dias letivos perdidos, aumentando as faltas tanto entre alunos quanto professores, e gerando estresse que afeta a capacidade de aprendizado. “As escolas ficam fechadas um maior número de dias. Elas não podem abrir em função desses episódios de violência”, esclarece Bartholo.

A pesquisa identificou 32 escolas nesse contexto de vulnerabilidade e destaca a importância de se atentar aos dados coletados, uma vez que o aplicativo que registra incidentes de violência impactou diretamente na pesquisa, promovendo uma visão mais abrangente das dificuldades enfrentadas por essas instituições de ensino. As repercussões do estudo são significativas, apontando não apenas para a realidade do presente, mas também para um futuro incerto para as crianças cujas formações são comprometidas por uma violência estrutural que parece não ter fim.

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Créditos: Agência Brasil

Estudo mostra que violência no Rio impacta aprendizagem de estudantes

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

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