Uma pesquisa recente revela que mais de 80% dos estudantes brasileiros apresentaram um aumento na atenção durante as aulas após a imposição de restrições ao uso de celulares em sala. O levantamento, elaborado pela Frente Parlamentar Mista da Educação e o Equidade.info, do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education, aponta também uma redução significativa no bullying virtual, conforme observado por gestores e professores.
A atenção mais elevada foi notada principalmente entre os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, onde 88% reportaram maior foco. No Ensino Médio, essa percepção cai para 70%. Paralelamente, 77% dos gestores escolares e 65% dos professores notaram uma queda no bullying virtual, embora apenas 41% dos alunos tenham percebido tal mudança.
O estudo também relata que, embora a proibição dos celulares tenha trazido benefícios focais, ela introduziu ou exacerbou outros desafios. Durante intervalos e recreios, 44% dos alunos sentiram-se mais entediados, uma situação que se agrava entre aqueles do Ensino Fundamental I e nas aulas matutinas, com percentuais de 47% e 46%, respectivamente. Além disso, 49% dos professores indicaram um aumento na ansiedade dos alunos.
Na análise por regiões, o Nordeste demonstrou maior progresso, com 87% relatando melhorias no comportamento estudantil. Em contraste, o Centro-Oeste e Sudeste mostraram os menores índices de melhora, ambos com 82%. Esses dados sugerem que a eficácia das medidas adotadas pode variar consideravelmente devido a fatores regionais.
A pesquisa reuniu opiniões de 2.840 alunos, 348 professores e 201 administradores de escolas públicas municipais, estaduais e privadas em todo o país. O estudo foi conduzido entre maio e julho de 2025, após a sanção da lei que proíbe o uso de celulares por alunos em escolas em janeiro do mesmo ano, uma medida aprovada pelo Congresso Nacional visando um ambiente de aprendizado mais focado e saudável.
Veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas
Educação