23 de outubro de 2025
InternacionalUSP encerra convênio com Universidade de Haifa após protestos.

USP encerra convênio com Universidade de Haifa após protestos.

FFLCH da USP Antecipadamente Rompe Convênio com Universidade de Haifa em Meio a Críticas e Protestos

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) tomou uma decisão significativa ao votar pela antecipação do término do convênio com a Universidade de Haifa, em Israel. A medida foi aprovada com 46 dos 54 votos possíveis e se concretiza em um contexto de intensas cobranças de parte do corpo discente e acadêmico em relação aos conflitos em Gaza e na Cisjordânia. O convênio, que vigorava até maio de 2026, veio à tona em meio a protestos estudantis, que alertam sobre as violações de direitos humanos atribuídas ao Estado de Israel no cenário do conflito armado.

Desde o início dos ataques das Forças de Segurança de Israel contra as cidades palestinas, que se intensificaram após uma ofensiva do grupo Hamas, a FFLCH posicionou-se criticamente contra a parceria. Na semana passada, o Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo mediada pelos Estados Unidos, liberando reféns. Entretanto, a situação nos territórios palestinos continua alarmante, com a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversos países, incluindo o Brasil, condenando a brutalidade da ação militar israelense, que resultou em várias mortes de civis e destruição de infraestrutura local, mantenedora de condições precárias desde a Nakba, em 1948.

Em comunicado, representantes dos estudantes que têm promovido ocupações e protestos desde o início dos bombardeios, celebram a decisão do conselho e ressaltam que ela reflete “denúncias de graves violações de direitos humanos”. O estudante João Conceição, membro da Comissão de Cooperação Internacional da FFLCH, declarou: “Foi uma vitória da ética sobre a omissão. A universidade pública brasileira não pode ser cúmplice de quem transforma o conhecimento em instrumento de guerra. Hoje, a FFLCH deu um passo histórico e a USP deve seguir o mesmo caminho.”

Este rompimento se alinha a uma tendência observada em outras instituições de ensino superior no Brasil, como a Unicamp (SP), a UFF (RJ) e a UFC (CE), que já encerraram convênios semelhantes. A USP estabeleceu parceria com a Universidade de Haifa em 2018, e agora a FFLCH recomendará ao Conselho Universitário a continuidade desse rompimento.

Faculdade da USP rompe convênio com Universidade de Haifa, de Israel

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende dupla transportando 390 kg de carne de cavalo na Grande Vitória

Polícia Civil do ES Prende Dois Homens por Transporte...

Governo do ES regulamenta uso de saldos credores de ICMS para empresas afetadas

Governo do Espírito Santo Publica Decreto que Regulamenta Transferência...

Polícia Civil do ES e BA prendem homem suspeito de incêndios com prejuízo de R$ 40 milhões

Polícia Civil do ES e BA Prendem Suspeito de...

Zirkzee em alta: West Ham e Everton disputam atacante do Manchester United!

Zirkzee de saída? O atacante Joshua Zirkzee se encontra em...

Mario Gila em pauta: Everton pode desbancar Chelsea na disputa pelo zagueiro!

Chelsea mira Mario Gila para reforçar defesa O Chelsea manifestou...

Procon Cachoeiro implementa agendamento online para atendimento presencial fácil e rápido

Consumidores de Cachoeiro de Itapemirim agora podem contar com...

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros

Anvisa anuncia apreensão de lote falso e recolhimento de...

Brasil é exemplo global em preservação da Amazônia, destaca The Economist

"The Economist" Aponta Brasil como Modelo Global na Preservação...

Caixa Econômica Federal lançará fundo imobiliário para os Correios

Caixa Econômica Federal Cria Fundo Imobiliário para Reabilitação dos...