20 de outubro de 2025
PolíticaUnião Brasil exige filiados do governo Lula deixarem cargos em 24 horas

União Brasil exige filiados do governo Lula deixarem cargos em 24 horas

A União Brasil, sob a liderança de Marcelo Santos, reafirma seu alinhamento com o governo de Renato Casagrande (PSB) no Espírito Santo, mesmo após a decisão nacional de pedir demissões de cargos no governo federal. Com a formalização da superfederação com o Progressistas (PP), o partido busca fortalecer sua posição política no estado.

A nota divulgada pela sigla nessa quinta-feira (28) revela que os filiados têm 24 horas para se desligar de suas funções no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Ministério do Turismo, atualmente sob a liderança de Celson Sabino (União-PA), será um dos setores afetados pela decisão. No cenário capixaba, a União Progressista permanece aliada a Casagrande, enquanto suas lideranças federais já articulam com o antigo adversário ideológico.

Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato a deputado federal, destacou sua intenção de apoiar tanto Casagrande quanto Ricardo Ferraço em 2026. O deputado federal Da Vitória (PP), prestes a assumir a presidência da União Progressista, também está integrado ao arco de alianças do governador, mas apesar de estar alinhado com Casagrande, mantém relações com a extrema direita no Congresso Nacional.

Contudo, a direção política do deputado Evair de Melo (PP) e seus planejamentos para uma candidatura ao Senado mostram que o quadro ainda é instável. Ele é um dos principais articuladores da candidatura de Lorenzo Pazolini (Republicanos) ao Governo do Estado, inserindo a federação em uma posição crítica na oposição ao governo de Casagrande.

A situação de Felipe Rigoni, o ex-presidente estadual da União Brasil, também se destaca. Embora não seja bolsonarista, Rigoni está distante do campo progressista e está cotado para se candidatar a deputado federal, possivelmente por outra sigla, como o Podemos.

Com as movimentações políticas em jogo, Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha, atualmente sem partido, recebeu convite para se filiar ao PP. Sua inclinação à direita e as articulações em torno de uma candidatura ao governo ressaltam as divergências dentro do grupo de Casagrande.

Por fim, a saída da União Brasil da coalizão nacional não afeta apenas o cenário estadual, mas também o planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT), que provavelmente buscará uma candidatura própria a governador, com o deputado Helder Salomão na linha de frente.

Marcelo Santos
Kamyla Passos/Ales

Fonte: Século Diário

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Irupi durante operação na zona rural

Polícia Civil do ES Prende Homem e Apreende Armas...

Luis Enrique defende Chevalier e compara pressão a Donnarumma no PSG!

Luis Enrique rebate críticas a Chevalier O Paris Saint-Germain (PSG)...

Governador e Ministro Apoiam Nova Fase da Petrobras no Amapá

O Ibama concedeu licença que permite à Petrobras iniciar...

SINE de Anchieta disponibiliza 26 vagas de emprego para novos talentos na cidade

O SINE de Anchieta está oferecendo atualmente 26 vagas...

Governo do ES celebra Dia Nacional da Agricultura e reforça apoio ao agro capixaba

Espírito Santo Celebra o Dia Nacional da Agricultura com...

Rosana Augusto é a nova técnica do time feminino do Palmeiras

Palmeiras Anuncia Rosana Augusto como Nova Técnica da Equipe...

Cachoeiro esclarece sobre venda casada e direitos do consumidor no Município

Você sabia que a prática de venda casada é...

Polícia Civil apreende adolescente envolvido em tráfico de drogas e roubos em Aracruz

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende Adolescente por Tráfico...

Christensen desfalca Barcelona e se torna dúvida crucial para Champions League!

Andreas Christensen se torna dúvida para jogo do Barcelona...