Título: EUA Impõem Novas Tarifas ao Brasil em Resposta a Medidas Governamentais e Julgamento de Bolsonaro
Na tarde desta quarta-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma Ordem Executiva que eleva a tarifa de importação de produtos brasileiros para 50%, justificando a decisão em ações recentes do governo brasileiro e no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o documento, intitulado “Enfrentando as ameaças aos Estados Unidos pelo governo do Brasil”, as novas tarifas entrarão em vigor em sete dias, no dia 6 de agosto, exceto para produtos como aviões, minérios e suco de laranja, que ficaram isentos.
Trump alega que as medidas adotadas são uma resposta a “perseguições” políticas desencadeadas por autoridades brasileiras contra Bolsonaro, especialmente diante do julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). O documento ressalta que o tratamento dado ao ex-presidente ameaça a realização de uma eleição presidencial livre e justa em 2026, além de minar o Estado de Direito no Brasil e violar direitos humanos. “A perseguição política, por meio de processos forjados, compromete o desenvolvimento das instituições e a liberdade de expressão”, afirmam as autoridades americanas.
O presidente dos Estados Unidos não se limita a criticar as ações judiciais que envolvem Bolsonaro, mas também direciona críticas ao ministro Alexandre de Moraes. Trump acusa Moraes de abusar de sua autoridade judicial, afirmando que ele teria confiscado passaportes, prendendo pessoas sem julgamento e impondo multas a empresas por não cumprimento de exigências que consideram ilegais. O ministro está em foco devido ao recente entendimento do STF, que determina a responsabilidade das plataformas digitais pela veiculação de conteúdos criminosos, abrangendo desde pedofilia a apologia ao golpe de Estado.
Além das críticas, Trump aponta que autoridades brasileiras teriam emitido ordens para obrigar plataformas online dos EUA a censurar contas e conteúdos de cidadãos americanos, alterando suas políticas de moderação. Este é um ponto central da discussão atual no Brasil, onde se busca um equilíbrio entre a moderacão de conteúdos perigosos e a liberdade de expressão nas redes sociais.
As novas tarifas impõem um desafio adicional para a economia brasileira, que já enfrenta uma série de adversidades, e indicam uma crescente tensão nas relações entre Brasil e Estados Unidos, com repercussões que podem se estender bem além do comércio bilateral.
Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação
Fonte: Agencia Brasil.
Economia