16 de janeiro de 2026
CulturaTrilogia chilena encena epopeias latinas no CCBB Rio

Trilogia chilena encena epopeias latinas no CCBB Rio

A aclamada companhia chilena Tryo Teatro Banda estreia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro com uma temporada exclusiva e inédita no Brasil. As apresentações da trilogia latino-americana "Três histórias que mudaram a história" iniciam nesta quarta-feira (11) e seguem até o dia 06 de julho. Com espetáculos de quarta a sábado às 19h e aos domingos às 18h, no Teatro 3 do CCBB, localizado no coração do Rio de Janeiro.

A trilogia compreende três peças: Pedro de Valdívia: la gesta inconclusa, que será apresentada de 11 a 22 de junho; Magalhães a 500 años de la primera vuelta al mundo, de 25 a 29 de junho; e Fico, de 02 a 06 de julho. Os espetáculos foram concebidos para misturar comicidade, farsa e narração musical intensiva, revelando aspectos significativos da história latino-americana com uma crítica contundente e diversificada.

Julio Adrião, reconhecido ator, diretor e produtor, é responsável pela curadoria e coordenação geral da temporada no CCBB. Segundo ele, os mais de 20 diferentes instrumentos musicais em cena, como charango, tambores e guitarra elétrica, são tocados ao vivo pelos atores, proporcionando uma experiência teatral rica e engajante. Esta abordagem enfatiza a ausência de um cenário tradicional, fazendo com que o próprio corpo dos atores realce a narrativa.

Desde sua fundação em 2000, a Tryo Teatro Banda já se apresentou em várias partes do mundo, incluindo América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos. A ideia de realizar uma temporada no formato de ocupação no CCBB surgiu após um encontro entre Adrião e o grupo durante um festival em Londres em 2012.

Acompanhando as apresentações, três masterclasses serão ministradas por Francisco Sanchez, diretor artístico da companhia. Essas oficinas permitirão aos participantes observar e aprender diretamente sobre o processo criativo do grupo.

Fotos da temporada e da companhia podem ser vistas em imagens divulgadas por Pedro Aceituno. Para mais informações e detalhes sobre as apresentações e oficinas, acesse o perfil oficial da Agência Brasil no Instagram.

Créditos das Imagens: Pedro Aceituno/Divulgação.

Companhia teatral chilena conta histórias latinoamericanas em trilogia

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Cachoeiro promove Roda de Conversa sobre Saúde Mental no CRAS Jardim Itapemirim

No CRAS Jardim Itapemirim, em Cachoeiro de Itapemirim, a...

Norma Ayub se junta à disputa por uma vaga na Assembleia em Cachoeiro de Itapemirim

A ex-deputada federal Norma Ayub (PP) anunciou sua candidatura...

Manchester City avança nas negociações e faz proposta oficial por Guéhi!

Manchester City Avança em Negociações por Marc Guéhi Nos bastidores...

Preços da Indústria Registram Queda de -0,37% em Novembro de 2025

Preços Industriais Caem 0,37% em Novembro de 2025: Acumulação...

Polícia Civil e Militar prendem dois por tráfico de drogas em Conceição do Castelo

Polícia Civil e Militar realizam operação que resulta na...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis para consulta online

Resultados do Enem 2025 já estão disponíveis para consulta Os...

Polícia Civil prende suspeito de quádrupla tentativa de homicídio em Vitória

Polícia Civil do ES realiza operação no Morro do...

Hospital Dr. Jayme Santos Neves é um dos 100 melhores do Brasil, diz ES

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é Reconhecido como...

PCES Prende Suspeito de Feminicídio em Viana, Relacionado a Caso no Paraná

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Feminicídio em...