Tragédia em Hong Kong: Incêndio Devasta Complexo Residencial e Deixa Mortos e Feridos
HONG KONG — Um devastador incêndio tomou conta do complexo residencial Wang Fuk Court, no distrito de Tai Po, norte de Hong Kong, nesta quarta-feira (26), resultando na morte de pelo menos quatro pessoas e deixando várias outras gravemente feridas. Testemunhas e serviços de emergência relatam que densa fumaça cinza foi vista emergindo de várias das torres do complexo.
Relatos da emissora pública RTHK e da polícia indicam que muitas pessoas ainda estavam presas nos prédios enquanto o fogo ardia. Dois indivíduos foram reportados em estado crítico devido a severas queimaduras. Brigadas de incêndio, enfrentando condições adversas, têm trabalhado incessantemente tentando controlar as chamas. Alguns bombeiros também se feriram durante a operação.
Do andar de baixo, espectadores aterrorizados observavam a partir de uma passarela próxima, enquanto uma coluna de fumaça envolvia os edifícios, que estavam parcialmente cobertos por andaimes de bambu, um material comum em construções da região.
O complexo Wang Fuk Court é composto por oito blocos que abrigam cerca de 2.000 unidades residenciais. O Corpo de Bombeiros, em declarações à Reuters, confirmou que ainda estava tentando determinar o número exato de pessoas presas dentro das torres.
Simultaneamente ao esforço de resgate, uma importante seção da estrada Tai Po foi fechada pelo Departamento de Transporte de Hong Kong, afetando significativamente o tráfego local, inclusive com desvios de rotas de ônibus.
Este incidente chama atenção para o uso continuado de andaimes de bambu em Hong Kong, uma prática tradicional que persiste como um dos últimos exemplos em áreas urbanas ao redor do mundo.
Reportagem adicional de Jessie Pang e Anne Marie Roantree para a Reuters. Todos os direitos reservados, proibida a reprodução deste conteúdo.
Incêndio em prédios de Hong Kong deixa pelo menos quatro mortos
Internacional

