Na Grande Vitória, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 19 milhões para a instalação de 40 Totens de Segurança em seis municípios, visando intensificar a segurança pública. As torres de quatro metros são equipadas com câmeras de videomonitoramento de 360º e um sistema de comunicação direta com o Ciodes 190.
A mais recente inauguração ocorreu na Praia do Morro, em Guarapari, coincidente com as comemorações dos 134 anos de emancipação da cidade. O evento atraiu diversas figuras políticas, incluindo o governador Renato Casagrande (PSB), o prefeito local Rodrigo Borges (Republicanos) e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Outros políticos que se destacaram no evento foram o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Santos (União), o deputado federal Da Vitória (PP) e os secretários de Saúde e Educação, Tyago Hoffmann (PSB) e Vitor de Angelo.
Com eleições se aproximando, os pré-candidatos buscam capitalizar em pautas de segurança, com Ferraço almejando o governo e Da Vitória se candidatando a uma das vagas para o Senado. Ricardo Ferraço, em particular, tem se posicionado estrategicamente em temas relacionados à segurança pública, mostrando força ao expressar solidariedade a policiais envolvidos em uma operação em Cariacica.
Os Totens de Segurança contam com tecnologia de inteligência artificial, permitindo a identificação de aglomerações, restrições de acesso, e o reconhecimento de placas de veículos com restrições. O Governo do Estado acredita que a implementação dessas tecnologias pode melhorar a segurança, citando experiências positivas em municípios de São Paulo, onde houve queda significativa em furtos e vandalismos.
Contudo, o uso de inteligência artificial também levanta preocupações sobre possíveis viéses discriminatórios, conforme observações de especialistas.
Hélio Filho/Secom
Fonte: Século Diário