InternacionalTensão crescente no Golfo Pérsico prejudica acordo EUA-Irã

Tensão crescente no Golfo Pérsico prejudica acordo EUA-Irã

Tensões no Golfo Pérsico: Irã Ameaça Fechar Estreito de Ormuz Após Ataques dos EUA

A República Islâmica do Irã elevou as tensões no Golfo Pérsico ao prometer uma resposta severa a novos ataques norte-americanos, incluindo o fechamento do Estreito de Ormuz para todo o tráfego marítimo. No último comunicado da emissora estatal iraniana Press TV, o país também declarou que retaliará em dobro a alvos considerados inimigos. Essa posição agressiva surge a menos de um mês após a assinatura de um memorando de entendimento em 17 de junho entre o Irã e os Estados Unidos, que previa o “encerramento imediato e permanente das operações militares em todas as frentes” e um compromisso em não iniciar novas hostilidades.

Em comentários feitos antes de uma reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Ancara, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o acordo com o Irã havia chegado ao fim, declarando: “Não quero lidar com eles”. Seu pronunciamento foi seguido por acusações do presidente do parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, que alegou que os Estados Unidos estavam violando o cessar-fogo previamente acordado.

As recentes hostilidades começaram depois que as forças armadas norte-americanas atacaram bases costeiras e instalações não militares na província de Hormozgan e em Mahshahr, no Irã. Em resposta, o Irã afirmou ter atingido 85 alvos militares dos EUA localizados no Bahrein e no Kuwait, usando mísseis e drones. A Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) confirmou que os ataques de retaliação foram direcionados a locais estratégicos, como o Porto Salman e a Base Aérea de Ali Al Salem.

Esses eventos refletem um cenário de crescente incerteza e potencial conflito na região, levantando preocupações sobre a segurança do tráfego marítimo no Estreito de Ormuz, uma das principais vias de navegação do mundo.

Tensão no Golfo Pérsico ameaça acordo entre EUA e Irã

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flamengo bate Ferroviária por 1 a 0 nas quartas do Brasileirão Feminino

Flamengo vence Ferroviária e abre vantagem nas quartas de...

Podcast “Crianças Sabidas” Explica Eleições 2026 aos Pequenos

Podcast Infantil Explica Eleições Gerais de Forma Lúdica ao...

Venezuela fecha acordo histórico com EUA para produção de petróleo

Venezuela e EUA Firmam Acordo Histórico para Aumento da...

Última chance: renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

Novo Desenrola Brasil encerra na próxima segunda-feira: Oportunidade para...

Cachoeiro promove palestra para homens sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Procon de Cachoeiro promove encontros comunitários sobre direitos do consumidor

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

RJ: Justiça autoriza estado a gerir clube e pousada do CV

Justiça do Rio de Janeiro autoriza governo estadual a...

Prefeitura de Anchieta inicia recadastramento funcional de servidores efetivos em 31/08

A Prefeitura de Anchieta dará início ao Recadastramento Funcional...

Bandeira tarifária de energia seguirá amarela em setembro de 2023

Bandeira Tarifária Amarela é Mantida em Setembro e Impacta...