Meio AmbienteTemporais e ventos fortes alertam Nordeste e Sul do Brasil

Temporais e ventos fortes alertam Nordeste e Sul do Brasil

Alerta Laranja para Chuvas Intensas em Diversos Estados do Brasil

Neste sábado (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de grau laranja, indicando perigo iminente devido a chuvas intensas em diversas regiões do Brasil. As áreas em risco se concentram principalmente no Nordeste e no Sul do país, onde são esperadas precipitações que podem superar os 100 milímetros em apenas um dia. O alerta no Nordeste abrange estados como Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Estima-se que as chuvas nesse setor, acompanhadas de ventos que podem atingir até 100 km/h, persistam durante todo o sábado.

Para o Sul do Brasil, o alerta foi iniciado às 10h deste sábado e é válido por 24 horas, com foco especial em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nessas regiões, os moradores estão sendo avisados sobre a possibilidade de ventos costeiros que afetam tanto as áreas litorâneas quanto algumas regiões metropolitanas, especialmente ao redor de Porto Alegre e Curitiba.

O Inmet também delineou as perspectivas meteorológicas para o fim de semana, com ênfase na previsão de temporais e temperaturas variáveis. Enquanto o Sul deve enfrentar severas condições climáticas, as regions Centro-Oeste e Sudeste devem experimentar um tempo seco, com umidade relativa do ar prevista entre 30% e 40%. As temperaturas elevadas podem alcançar até 36°C, especialmente em Mato Grosso do Sul.

Áreas em Risco no Nordeste

O aviso de chuvas intensas se aplica a várias áreas nos estados do Nordeste. No Ceará, o alerta inclui as regiões do Norte, Noroeste e Metropolitana de Fortaleza, assim como Jaguaribe e os Sertões. O Maranhão abrange as regiões Leste, Norte e Oeste, e em Pernambuco, os alertas se concentram na Região Metropolitana do Recife, na Mata Pernambucana e no Agreste pernambucano. Em Piauí, o risco é notado na região Norte, enquanto o Rio Grande do Norte abrange as regiões Oeste, Central, Leste e Agreste. Os acumulados de chuva previstos podem variar, mas em certos locais, como o litoral da Paraíba, há expectativa de volumes que alcancem até 80 mm/dia.

Diante da previsão de chuvas drásticas, o governador da Paraíba já decretou situação de emergência nas zonas afetadas, avisando a população sobre as possíveis consequências das tempestades.

Previsões para a Região Sul

No Sul, os fenômenos climáticos são impulsionados pela atuação de uma frente fria, que traz aumento da instabilidade e riscos de granizo, especialmente no Rio Grande do Sul. No domingo (3), com a progressão da frente fria, uma massa de ar seco deve entrar no estado, reduzindo as temperaturas mínimas para níveis entre 0 e 4 graus Celsius. A chuva intensa deve avançar para Santa Catarina e Paraná, com acumulados de até 60 mm e potencial superação de 100 mm em algumas áreas do Rio Grande do Sul.

A umidade relativa do ar nas regiões norte e nordeste deve ser expressiva, com previsões de chuvas intensas e acumulados em torno de 70 mm/dia. As autoridades locais estão aconselhando a população a permanecer atenta às atualizações climáticas e a seguir os protocolos de segurança.

Com as condições meteorológicas em constante mudança, a população é orientada a se manter informada por meio dos canais oficiais do Inmet e das autoridades locais sobre a evolução das previsões e alertas.

Regiões Nordeste e Sul têm alertas de temporais e ventos intensos

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Chuvas e alertas de tempestade afetam a maioria das regiões do Brasil

Céu nublado e previsão de chuvas com trovoadas marcam...

Passeio ciclístico em Cachoeiro celebra o Dia das Crianças em 12 de outubro

Na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, a Prefeitura...

Festa da Primavera em Marataízes reúne alunos em grande evento

Marataízes Celebra a Primavera com Evento Cultural e Recreativo...

Emeb Dr. Pedro Nolasco realiza Mostra Científica sobre educação ambiental em Cachoeiro

A Emeb Dr. Pedro Nolasco Teixeira Rezende, localizada em...

TSE aguarda MP para decidir sobre recurso de Garotinho

TSE aguarda parecer sobre desistência de recurso de Anthony...

Dólar cai para R$ 5 e Ibovespa avança quase 8% após eleições

Mercado Financeiro Brasileiro Dispara Após Primeiro Turno das Eleições...

Mostra de Cinema de SP celebra 50 anos e homenageia James Gray

A cidade de São Paulo se prepara para celebrar...

Prefeitura de Cachoeiro realiza capina e varrição na rua Wolmar Buzato

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou as ações...

Copa do Servidor em Anchieta reúne equipes em Beach Tennis, Vôlei e Fut 7

A Prefeitura de Anchieta está promovendo a Copa do...