Guia ComercialTaxa de desocupação atinge 5,6% e subutilização é de 14,1% em agosto

Taxa de desocupação atinge 5,6% e subutilização é de 14,1% em agosto

Taxa de Desocupação no Brasil Atinge Novo Recorde Histórico

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 5,6% no trimestre encerrado em agosto de 2025, igualando a menor marca da série histórica iniciada em 2012. Com uma queda de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e 1,0 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano passado, o percentual consolida uma tendência de recuperação no mercado de trabalho.

No mesmo período, o número de pessoas desocupadas somou 6,084 milhões, representando uma redução de 9,0% em três meses e de 14,6% em um ano. Em contrapartida, a população ocupada alcançou 102,4 milhões, com crescimento de 0,5% no trimestre e 1,8% no ano.

Os dados também revelam que o percentual de ocupação, que mede a proporção de indivíduos empregados em relação à população em idade de trabalhar, atingiu 58,8%, um aumento de 0,2 ponto percentual comparado ao trimestre anterior e 0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.

A taxa de subutilização, que considera aqueles que estão desocupados ou com baixos níveis de ocupação, ficou em 14,1%, a mais baixa da série histórica, caindo 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e 1,9 ponto percentual comparado ao mesmo período de 2024. A população subutilizada reduziu para 16,0 milhões de pessoas, uma queda de 6,2% no trimestre e 11,8% no ano.

Outros indicadores significativos incluem a população desalentada, que também apresentou queda, totalizando 2,7 milhões, menor número desde janeiro de 2016. No que diz respeito ao setor privado, o total de empregados alcançou 52,6 milhões, estabelecendo um novo recorde, enquanto a categoria de trabalhadores com carteira assinada teve um aumento de 3,3% em comparação ao ano passado, atingindo 39,1 milhões. Em contrapartida, o número de trabalhadores informais registrou uma leve queda de 3,3%.

O rendimento real habitual, que atingiu R$ 3.488, se manteve estável no trimestre, mas cresceu 3,3% em comparação ao ano anterior. A massa de rendimento real habitual também viu um crescimento, alcançando R$ 352,6 bilhões.

As informações são parte da pesquisa contínua do IBGE, que monitora as condições do mercado de trabalho e oferece uma visão abrangente da dinâmica laboral no Brasil.

PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 5,6% e taxa de subutilização é de 14,1% no trimestre encerrado em agosto

Portal IBGE

spot_img

Top 5

Confira Mais

Iluminação moderna no Pier de Marataízes garante segurança e durabilidade

Marataízes Inicia Modernização da Iluminação Pública com Postes de...

Prefeitura de Piúma anuncia construção de quadra poliesportiva em São João de Ibitiba

Prefeitura de Piúma Anuncia Construção de Nova Quadra Poliesportiva...

Cachoeiro terá 1,5 km de ruas pavimentadas no bairro São Joaquim com novo investimento

Na manhã desta quinta-feira (1), a Prefeitura de Cachoeiro...

Espaços Abertos na Corrida por Candidatos a Deputado em Cariacica em 2026

Na corrida eleitoral de 2026 em Cariacica, mudanças significativas...

Índice de Preços ao Produtor (IPP): Variação de 0,36% em agosto de 2026.

Os preços da indústria geral, que englobam as indústrias...

SINE de Anchieta oferece 13 novas vagas de emprego nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) de...

Jovens ativistas debatem crise hídrica em fórum da ONU

Erleyvaldo Bispo e Laura de Azevedo Viana, ambos brasileiros,...

Observadores internacionais iniciam monitoramento das eleições no Brasil

Chegada das Delegações Internacionais Marca Preparação para as Eleições...

Itapemirim lança programa Jovem Aprendiz em parceria com o SENAC

Itapemirim Lança Programa de Formação Profissional para Jovens em...