CulturaSTF valida decreto do IOF e reforça Constituição, diz AGU

STF valida decreto do IOF e reforça Constituição, diz AGU

Decisão do STF Reforça Constitucionalidade de Decreto Presidencial sobre IOF, Afirma AGU

O advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou como uma “vitória constitucional” a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que valida o decreto presidencial modificando as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em nota divulgada nesta quarta-feira (16), Messias ressaltou que o julgamento respeita a separação dos poderes no país.

Segundo Messias, a decisão do STF vem em um momento crucial, evidenciando uma análise minuciosa da Corte sobre a questão: “O princípio da separação de poderes resultou respeitado, com atribuições e limites claramente definidos. O STF analisou de forma abrangente a questão central, concluindo que o decreto presidencial é constitucional”.

No entanto, a decisão também tocou em pontos controversos, como a incidência do IOF em operações de risco sacado. Messias reconheceu a complexidade dessa parte, indicando que ainda há espaço para debate: “Respeitamos o entendimento do ministro relator, por tratar-se de controvérsia nova, que efetivamente ainda suscita divergências”.

A manutenção do decreto, que havia sido suspenso em votação no Congresso Nacional no mês passado, veio após um pedido de liminar feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) e o PSOL, sendo decidida pelo Ministro Moraes após o fracasso na tentativa de conciliação entre o governo federal e o Congresso.

A decisão é um passo significativo para a compreensão e aplicação das leis fiscais no Brasil, sublinhando a importância da harmonia e do respeito mútuo entre os poderes da República.

Fonte: Governo Federal do Brasil, AGU.

AGU diz que decisão sobre IOF representa vitória da Constituição

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Oktober Fest Cachoeiro terá tributo da banda La Família 028 ao Charlie Brown Jr.

O 1º Oktober Fest Cachoeiro promete agitar o feriadão...

Agendas cheias marcam sexta dos presidenciáveis

Na reta final antes do primeiro turno das eleições...

IPCA-15 registra 0,70% em setembro, com alta de 1,10 ponto percentual em relação a agosto.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15...

Mudanças nos locais de votação são anunciadas pela Justiça Eleitoral em Anchieta

A Justiça Eleitoral, através da 17ª Zona Eleitoral do...

Interdição na antiga Estação Ferroviária para preparação da Oktober Fest em Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim alerta para a...

Piúma celebra Dia Mundial de Limpeza das Praias com mutirão na Ilha do Gambá

Piúma promove Dia Mundial de Limpeza das Praias com...

SINE de Anchieta oferece 13 vagas de emprego; confira e participe!

O SINE de Anchieta está com 13 vagas de...

Piúma tem Prestação de Contas de 2024 aprovada pelo TCE-ES com sucesso

Prefeitura de Piúma tem contas de 2024 aprovadas pelo...

Cachoeiro celebra o Dia da Pessoa Idosa com encontro e atividades culturais

Cachoeiro de Itapemirim celebrou o Dia Nacional da Pessoa...