25.7 C
Itapemirim
quinta-feira 28 março 2024

Setur e Iema promovem capacitação para guias de turismo

Governo ESSetur e Iema promovem capacitação para guias de turismo


Guias de turismo participaram, na última sexta-feira (14), de uma visita técnica ao Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O objetivo é a atualização dos guias sobre os parques estaduais do Espírito Santo.

A atividade visou a atender uma solicitação das instituições representativas dos guias de turismo e contemplou as ações de qualificação realizadas pela Setur. “A iniciativa é parte das qualificações que a Setur promove com o setor. Este momento foi um despertar para que os mais de 500 guias de turismo capixabas, regulares no Cadastur, participem do workshop que vai acontecer em Vitória, no dia 15 de fevereiro, sobre os parques estaduais ”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

“A visita foi muito importante para os guias conhecerem a estrutura do parque. Eles fizeram a trilha e foram até a lagoa. Alguns não conheciam o Paulo Cesar Vinha e seus atrativos. Esse tipo de ação é uma forma de divulgar o parque e valorizar o espaço, pois quando temos um guia conduzindo um grupo, você tem um profissional qualificado e com experiência no atendimento ao turista, o que proporciona um passeio de qualidade e mais proveitoso”, ressaltou o gerente de Recursos Naturais do Iema, Rodolpho Torezani.

Parques Estaduais

O Espírito Santo conta com cinco parques estaduais que realizam atendimento ao público. São eles: Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari; Pedra Azul, em Domingos Martins; Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Itaúnas, em Conceição da Barra; e Forno Grande, em Castelo.

As Unidades de Conservação (UC’s) contam com atendimento especializado e infraestrutura, como salas de exposição, trilhas sinalizadas, espaços para piqueniques, banheiro, além de serem cenários para a prática de atividades, como caminhadas, ciclismo e esportes de aventura.

Para mais informações sobre os parques, dias e horários de funcionamento, além dos atrativos em cada um deles, consulte https://iema.es.gov.br/unidades-de-conservacao3.

Workshop

O Workshop Parques Estaduais para Guias de Turismo vai acontecer no dia 15 de fevereiro, das 9h às 16h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) no Espírito Santo, localizado em Vitória. O evento é realizado em parceria com o Iema e o Sebrae. Na oportunidade, técnicos do Iema vão fazer a apresentação dos parques, orientando sobre tipos de atividades que podem ser realizadas, a infraestrutura de cada unidade, os cuidados para realizar passeios nestas áreas, entre outras informações.

Os guias de turismo regulares no Cadastur podem fazer a inscrição, por meio do link: https://forms.gle/Zx4XtoqDuQL8E29m7

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Gestão do Turismo, pelos telefones (27) 3636 8010 ou 27 3636 8027, e pelo e-mail gestur@turismo.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636.8006 / 998051308

Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas