CulturaSenador mantém pedido de prisão em CPMI do INSS contra sócio

Senador mantém pedido de prisão em CPMI do INSS contra sócio

Comissão do Senado contraria arquivamento da PGR e mantém prisão de economista

Em meio a controvérsias, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), se posicionou firmemente contra o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) que recomendava o arquivamento do processo contra o economista Rubens Oliveira Costa. Detido sob acusação de falso testemunho durante sessão da comissão, Costa teve a detenção mantida por decisão do colegiado.

Senador Viana, na abertura da reunião desta segunda-feira, esclareceu que foi informado da decisão da PGR, que alegou que Costa não estava sob obrigação legal de dizer a verdade, por ser considerado investigado e não testemunha. Viana contestou essa visão e reafirmou o poder decisório da CPMI, respaldado pela Constituição, para conduzir suas investigações com autonomia.

A discordância se intensificou com Viana solicitando à Advocacia do Senado que recorra do encerramento do inquérito contra Oliveira Costa. Ele defendeu a independência do Parlamento em suas funções investigativas, distinta das atribuições da PGR e da Polícia Federal que, segundo ele, têm âmbitos próprios de atuação.

A CPMI do INSS, cujo relator é o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), originalmente deteve Oliveira Costa após o depoimento no dia 22, sob a suspeita de risco de fuga e possível reincidência criminal, descobrindo ainda um crime de ocultação documental. Apesar de sua breve detenção e subsequente liberação sem fiança, o caso continua a provocar debates sobre os limites e responsabilidades nas investigações de desvios de recursos de aposentados e pensionistas.

Nesta linha, a CPMI segue apurando outras entidades, como a Conafer, cujo presidente, Carlos Roberto Ferreira Lopes, declarou sobre o significativo aumento nos descontos de mensalidades de aposentados, coincidindo com um salto substancial em sua arrecadação.

Em breve, o empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti também deverá prestar depoimento, completando o rol de investigados na operação da CPMI destinada a esclarecer e responsabilizar os envolvidos nestes graves desfalques ao sistema previdenciário.

(Fonte das informações: Agência Brasil)

Presidente da CPMI insiste na prisão de sócio do Careca do INSS

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Inscrições abertas em Piúma para oficinas gratuitas de Artes Cênicas e Ukulele

Piúma oferece oportunidades culturais com oficinas gratuitas A cidade de...

Psol nega federação com PT, mas garante apoio a Lula nas eleições de 2026

A deputada estadual Camila Valadão se posicionou contra a...

Pequenos negócios têm abertura recorde no início de 2026

Recorde de Novos Pequenos Negócios no Brasil em 2026 SÃO...

Cachoeiro celebra conquista da agroindústria Calvi com o Selo Arte nacional

Um marco para a agroindústria familiar de Cachoeiro de...

Barcelona mira Senesi e Bastoni: zagueiro do Bournemouth aguarda proposta!

Barcelona Avalia Reforços para o Setor Defensivo: Marcos Senesi...

Professores de Marataízes se capacitam para combater o racismo

Capacitação em ERER em Marataízes promove uma educação equitativa...

Estabilidade nas previsões de inflação e PIB segundo Boletim Focus

Boletim Focus do Banco Central mantém previsões estáveis para...

Polícia Civil do ES Inicia Visitação de Veículos para 1º Leilão em 2026

Inicia Visitação aos Veículos do 1º Leilão de Viaturas...

SINE de Anchieta oferece 79 vagas de emprego; confira as oportunidades disponíveis!

Começa a semana com 79 vagas de emprego disponíveis...