Sebrae/ES e Secretaria Municipal de Educação de Marataízes promovem oficinas educativas para estudantes
Entre 20 de outubro e 7 de novembro, o Sebrae/ES, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marataízes, realizou 20 oficinas intituladas “Ponte dos Sonhos”. Esta iniciativa faz parte do projeto “Educação que Transforma, Nossa História, Nossa Gente”, que envolveu a totalidade das escolas municipais dos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A ação mobilizou 3.825 estudantes, além de diversos professores, com o objetivo de promover a cultura do protagonismo, o empreendedorismo e a identidade territorial no ambiente escolar. As oficinas foram elaboradas para estimular nos alunos a capacidade de imaginar futuros promissores, reconhecer suas habilidades e pensar em como transformar sua cidade em um lugar melhor tanto para os habitantes quanto para os turistas.
De acordo com Kelly Machado Premoli, analista do Sebrae/ES e gestora da Educação Empreendedora em Marataízes, “Quando uma criança reconhece quem ela é, de onde ela vem e o valor da comunidade à sua volta, ela passa a caminhar com mais segurança e sentido”. A metodologia aplicada integra princípios da Educação Empreendedora, promovendo autonomia, criatividade e um olhar investigativo entre as crianças e adolescentes.
Durante as oficinas, os alunos refletiram sobre o personagem lúdico Bentinho e foram incentivados a se ver em situações do cotidiano. As atividades também buscaram resgatar memórias afetivas, saberes da comunidade e histórias locais. Cada turma teve a tarefa de criar representações do futuro que desejam e escrever mensagens ao prefeito, que serão compiladas na “Cartinha ao Prefeito”, estabelecendo uma conexão entre identidade pessoal, valores coletivos e história local.
Laryssa Machado, coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Educação de Marataízes, destaca que o principal objetivo da oficina “Ponte dos Sonhos” é cultivar a valorização da cidade na mente e no coração das crianças. “Quando falamos de Marataízes e destacamos seus pontos fortes, levamos os estudantes a refletir sobre a beleza e a importância da sua cidade, que merece ser apreciada e divulgada”, afirma.
As oficinas fazem parte do projeto “Nossa História, Nossa Gente”, que ao longo do ano tem promovido pesquisas, práticas pedagógicas e a criação de material paradidático. Todas essas iniciativas culminarão na Feira Educacional “Educação que Transforma: Nossa História, Nossa Gente”, marcada para o dia 28 de novembro, na Escola José Marcelino em Marataízes.

