São Paulo Sediará Campeonato Mundial de Skate e Primeira Copa do Mundo de Paraskate em 2025
A cidade de São Paulo foi oficialmente escolhida como sede do Campeonato Mundial de skate street e park, além da primeira Copa do Mundo de paraskate. O evento ocorrerá entre os dias 1º e 8 de março de 2025, conforme anunciado pela Federação Internacional de Skate (World Skate), nesta sexta-feira (16). A mudança de local ocorreu após o evento inicialmente previsto para Washington, Estados Unidos, ser remarcado para a capital paulista. As competições acontecerão no Parque Cândido Portinari, localizado ao lado do Parque Villa-Lobos, na zona oeste da cidade.
Espera-se que quase 400 atletas, considerados os melhores do mundo em suas categorias, participem do Campeonato. No último Mundial, realizado em Roma (2024), a brasileira Rayssa Leal conquistou seu segundo título mundial no skate street, enquanto Raicca Ventura e Augusto Akio também se destacou nas modalidades park, com os títulos de campeã e medalha de bronze, respectivamente. O presidente da World Skate, Sabatino Aracu, enfatizou a importância do evento, destacando que “este retorno representa mais do que apenas uma competição – é o reconhecimento do papel fundamental do Brasil na formação da cultura global do skate”.
O torneio contará com a participação dos 30 melhores skatistas do ranking da World Skate em cada categoria, além da possibilidade de cada país inscrever até três skatistas adicionais por gênero nas modalidades street e park. Entre os grandes nomes brasileiros estão Rayssa Leal e Pâmela Rosa no street feminino, enquanto no masculino se destacam atletas como Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler, entre outros.
A escolha de São Paulo como sede é resultado da parceria entre a World Skate e a Skate Total Urbe (STU), organizadora do principal circuito nacional de skate. Diogo Castelão, fundador da STU, ressaltou a importância desta colaboração para fortalecer o skate como um dos principais esportes de entretenimento do mundo, especialmente com a proximidade das Olimpíadas de Los Angeles em 2028.
Além do Campeonato Mundial, a cidade já se firmou como um importante polo de competições de skate, tendo sediado em 2019 o Mundial de skate park no Parque Villa-Lobos, e diversos eventos da Street League Skateboarding (SLS) nos últimos anos. Este contexto reafirma a relevância de São Paulo não apenas na prática do esporte, mas também na formação de campeões e na promoção da cultura do skate no Brasil e no mundo.
![]()
Atual bicampeã mundial, Rayssa Leal chega embalada ao Mundial em São Paulo, onde conquistou em dezembro o tetracampeonato no Supercrown, a final do circuito mundial de skate street. (Fonte: REUTERS/Pilar Olivares. Proibida reprodução)
São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes

