A quarta edição da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros inicia nesta quarta-feira, com uma programação rica em filmes dirigidos por cineastas negros ou protagonizados por atores negros. O evento, que ocorre até 11 de setembro, contempla exibições em várias unidades do Sesc na capital e interior de São Paulo, além da Universidade Zumbi dos Palmares.
O nome “OJU”, que em Yorubá significa “olho”, simboliza o início do contato visual com o cinema, segundo explicações do Sesc. A ideia de “roda de cinema” busca fomentar um espaço de proximidade para as pessoas compartilharem histórias e construírem narrativas conjuntas. O evento será aberto com a pré-estreia do filme “Suçuarana”, dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges, contando a jornada de Dora, que vive na estrada em busca de um lugar misterioso citado por sua mãe.
Além de filmes, a mostra inclui debates, oficinas, rodas de conversa e shows. Destaca-se na programação o filme “Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil”, de Joel Zito Araújo, e “Malês”, dirigido por Antônio Pitanga. Todos os eventos são gratuitos, promovendo ampla participação pública.
As exibições e atividades ocorrerão em diversas unidades do Sesc, como Cinesesc, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, e outras espalhadas por São Paulo. Mais detalhes sobre os filmes e a agenda completa podem ser encontrados no site oficial do evento.
(Fonte das imagens: Agência Brasil)
Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil
Educação