Samir de Araújo Xaud é o novo presidente da CBF após eleição marcada por boicote significativo
Rio de Janeiro – Em um pleito marcado pela ausência de 18 clubes, Samir de Araújo Xaud, médico infectologista e dirigente esportivo de 41 anos, foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (25). A votação aconteceu na sede da entidade no Rio de Janeiro, e Xaud assumirá o cargo até 2029, substituindo Ednaldo Rodrigues, que foi afastado no último dia 15 por ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Candidato único, Xaud recebeu o apoio de 25 das 27 federações estaduais e apenas de 10 dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A eleição anterior havia reelegido Ednaldo Rodrigues por unanimidade, mas desta vez, clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, e Internacional participaram do boicote, evidenciando um cenário de descontentamento com a gestão atual da entidade.
Os votos na CBF têm pesos diferentes: federações contribuem com três pontos cada, clubes da Série A com dois, e os da Série B, com um. Xaud obteve 103 dos 141 pontos possíveis. Ele afirmou em seu discurso de posse que sua gestão buscará renovação de ideias e desenvolvimento para o esporte. "Nossa gestão será marcada pelas renovações das ideias e pelo desenvolvimento pleno do esporte. Nosso propósito é construir uma nova CBF, moderna e comprometida com o desenvolvimento da indústria de futebol", disse Xaud.
O pleito ocorre um dia antes da convocação da seleção brasileira pelo novo técnico Carlos Ancelotti, que enfrentará as eliminatórias da Copa do Mundo em junho. Nesta mesma semana, está previsto que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a legalidade das mudanças no estatuto eleitoral da CBF, que conferem pesos diferentes a votos de federações e clubes.
Além de Xaud, foram eleitos oito vice-presidentes, demonstrando uma renovada composição na gestão da entidade. O resultado desta eleição e futuras decisões judiciais determinarão o curso do futebol brasileiro nos próximos anos, em um momento crucial para o esporte no país.
Candidato único, Samir Xaud é eleito presidente da CBF
Esportes

