Produção Agrícola Brasileira em Fevereiro de 2026: Queda na Produção Geral, Destaque para Soja e Análise Regional
A estimativa de produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para fevereiro de 2026 é de 344,1 milhões de toneladas, representando uma queda de 0,6% em comparação com 2025. Essa diminuição totaliza cerca de 2 milhões de toneladas a menos, embora tenha havido um ligeiro aumento de 0,4% em relação a janeiro. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE.
A área a ser colhida cresceu 1,6% em relação ao ano anterior, totalizando 82,9 milhões de hectares, e 0,3% em relação ao mês anterior. A soja, arroz e milho são as culturas que dominam a produção, respondendo por 92,8% da estimativa total. A soja, sozinha, teve uma estimativa de 173,3 milhões de toneladas, marcando um crescimento de 4,3% comparado a 2025. Por outro lado, o arroz apresentou uma queda de 8,0%, atingindo 11,6 milhões de toneladas, enquanto o milho espera uma produção de 134,3 milhões de toneladas, 5,3% a menos que no ano passado.
Em relação às regiões produtoras, o Centro-Oeste lidera com 167,9 milhões de toneladas, correspondendo a 48,8% do total. O Sul vem na sequência com 95,2 milhões de toneladas. Enquanto isso, regiões como Nordeste apresentaram crescimento na produção, com 4,2%, e o Sul teve um aumento de 10,3%. No entanto, o Centro-Oeste, Norte e Sudeste observaram quedas nas estimativas, com variações negativas de -6,0%, -3,5% e -1,9%, respectivamente.
Estados como Mato Grosso continuam a ser os principais responsáveis pela produção nacional, com 30,2% da participação, seguido por Paraná (13,9%) e Rio Grande do Sul (11,7%). As variações nas estimativas também se destacam, com aumentos notáveis em estados como Bahia (652.211 toneladas) e Goiás (424.068 toneladas), enquanto o Rio Grande do Sul teve uma queda de -359.430 toneladas.
Além disso, no setor do café, a produção de café arábica está estimada em 2,6 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 5,6% em relação ao mês anterior. A cana-de-açúcar, por sua vez, teve uma estimativa de 700,4 milhões de toneladas, com uma leve queda de 0,9% em relação ao mês anterior.
Essas estimativas refletem a complexidade e a diversidade do cenário agrícola brasileiro, com variações significativas entre culturas e regiões, destacando tanto os desafios quanto as oportunidades no setor.
Em fevereiro, IBGE estima que a safra nacional chegará a 344,1 milhões de toneladas em 2026

