Na noite desta segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ruy Castro foi laureado com o prêmio Livro do Ano no Prêmio Jabuti 2025 por sua obra “O Ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”. Este prêmio é o mais prestigioso do evento que é organizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Além do reconhecimento, Castro foi agraciado com uma estatueta dourada, um prêmio monetário no valor de R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres de 2026, que celebrará a Cultura Brasil–Reino Unido.
Ruy Castro, eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2022, tem uma renomada trajetória literária, com prêmios importantes como o Machado de Assis e o próprio Jabuti, obtido em 2023. Sua mais recente obra inspirou o seriado “Tom Jobim, o Ouvidor do Brasil”, transmitido pela Rádio MEC, elevando ainda mais o legado do músico retratado no livro.
Em paralelo às comemorações de Castro, a premiação do Jabuti 2025 também destacou outros talentos em diversas categorias, abrangendo de literatura a inovação editorial, com cada vencedor nas subcategorias recebendo R$ 5 mil e uma estatueta do Jabuti.
Este evento, que contou com 4.530 inscrições nesta sua 67ª edição, não somente premiou a excelência literária como também homenageou figuras importantes, como Ana Maria Machado, reconhecida como a Personalidade Literária do ano devido a sua significante contribuição à literatura brasileira, tanto no Brasil quanto no exterior. A escritora, que já foi laureada com o Jabuti em outras edições, foi destaque na categoria de literatura infantil em anos anteriores e é detentora da Cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras desde 2003.
Fotos de Ana Maria Machado são cortesia da Assessoria de Comunicação – Secretaria de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) – Prefeitura do Rio. Este prêmio continua a ser um evento significativo no calendário cultural brasileiro, destacando-se por sua representatividade e diversidade nos temas abordados durante a seleção, cujo júri consistiu de mais de 60 membros com variadas formações e origens.
Ruy Castro vence prêmio principal do Jabuti com textos sobre Tom Jobim
Educação

