8 de julho de 2025
CulturaRio propõe edifício histórico como sede do Brics

Rio propõe edifício histórico como sede do Brics

Na busca por promover o Rio de Janeiro como um centro de diplomacia global, o prefeito Eduardo Paes encaminhou ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma carta de intenção pleiteando que a cidade se torne a sede permanente do Brics, grupo que atualmente não possui uma sede fixa desde sua formação em 2009. A proposta sugere a adaptação do emblemático edifício do Jockey Club Brasileiro para tal finalidade, visando impulsionar a visibilidade e influência internacional do Rio.

O prédio indicado pela prefeitura carioca, desenhado pelo renomado arquiteto Lúcio Costa, localiza-se numa área estratégica da cidade e dispõe de aproximadamente 83,5 mil metros quadrados de espaço, o que seria adequado para acomodar as necessidades do bloco dos emergentes. A sugestão vem em um momento oportuno, logo após o Rio de Janeiro sediar a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, evento que contou com a participação de autoridades de 36 países e aproximadamente 4 mil participantes, demonstrando a capacidade da cidade de gerir eventos internacionais de grande escala.

Destacando o impacto positivo que a sede permanente do Brics poderia trazer ao Rio de Janeiro, a prefeitura mencionou benefícios como aumento da projeção internacional, fortalecimento da imagem da cidade globalmente, geração de empregos, além de promover o turismo e atrair investimentos estrangeiros. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a cidade dispõe de toda infraestrutura necessária e um ambiente propício para que o Brics possa desenvolver suas atividades de modo contínuo e eficiente.

A prefeitura enfatizou também o compromisso do Rio de Janeiro com o multilateralismo, viabilizando um fórum para o diálogo e a cooperação contínua entre as nações que compõem o grupo. Atualmente, o Brics é formado por 11 países, abarcando economias significativas como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, entre outros, representando juntos 46% da população mundial e 37% do PIB global.

Esta iniciativa reafirma a posição do Rio de Janeiro no cenário internacional como um catalisador de discussões pertinentes à reforma da governança global e desenvolvimento equitativo. Uma eventual confirmação da cidade como sede permanente do Brics consolidaria ainda mais sua influência e protagonismo nas relações internacionais.

Prefeitura do Rio oferece edifício para ser a sede permanente do Brics

Agência Brasil

Internacional

Top 5

Confira Mais

Capacitação de equipes do CRAS em Rio Novo do Sul fortalece assistência em Cachoeiro

Equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)...

Anchieta Lança Campeonato Municipal Master 40+: Torneio Começa em 11 de Julho

A partir do dia 11 de julho, Anchieta dará...

Polícia Civil prende homem por estelionato em Cariacica após investigações

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Estelionato em...

Inscrições abertas para o Enamed; prazo vai até 18 de julho!

Inscrições Abertas para o Exame Nacional de Avaliação da...

Brasileiros retiram R$ 315 milhões em maio via SVR

Brasileiros resgatam R$ 315 milhões esquecidos em maio, informa...

Itapemirim brilha na Feira dos Municípios com cultura e sabores

Itapemirim brilha em evento cultural que reúne cidades capixabas Itapemirim,...

Tchouaméni confirmado! Real Madrid desafia PSG no Mundial de Clubes com garra total!

Tchouaméni gera preocupação após confronto com o Borussia Dortmund O...

Idosos de Anchieta se destacam nos Jogos Estaduais da Pessoa Idosa (JEPI)

Um grupo de idosos de Anchieta está participando dos...

Polícia Civil cumpre mandado e prende suspeito de furto de veículos na Serra

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão em...
- Advertisement -spot_img