24 de agosto de 2025
CulturaRio propõe edifício histórico como sede do Brics

Rio propõe edifício histórico como sede do Brics

Na busca por promover o Rio de Janeiro como um centro de diplomacia global, o prefeito Eduardo Paes encaminhou ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma carta de intenção pleiteando que a cidade se torne a sede permanente do Brics, grupo que atualmente não possui uma sede fixa desde sua formação em 2009. A proposta sugere a adaptação do emblemático edifício do Jockey Club Brasileiro para tal finalidade, visando impulsionar a visibilidade e influência internacional do Rio.

O prédio indicado pela prefeitura carioca, desenhado pelo renomado arquiteto Lúcio Costa, localiza-se numa área estratégica da cidade e dispõe de aproximadamente 83,5 mil metros quadrados de espaço, o que seria adequado para acomodar as necessidades do bloco dos emergentes. A sugestão vem em um momento oportuno, logo após o Rio de Janeiro sediar a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, evento que contou com a participação de autoridades de 36 países e aproximadamente 4 mil participantes, demonstrando a capacidade da cidade de gerir eventos internacionais de grande escala.

Destacando o impacto positivo que a sede permanente do Brics poderia trazer ao Rio de Janeiro, a prefeitura mencionou benefícios como aumento da projeção internacional, fortalecimento da imagem da cidade globalmente, geração de empregos, além de promover o turismo e atrair investimentos estrangeiros. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a cidade dispõe de toda infraestrutura necessária e um ambiente propício para que o Brics possa desenvolver suas atividades de modo contínuo e eficiente.

A prefeitura enfatizou também o compromisso do Rio de Janeiro com o multilateralismo, viabilizando um fórum para o diálogo e a cooperação contínua entre as nações que compõem o grupo. Atualmente, o Brics é formado por 11 países, abarcando economias significativas como Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, entre outros, representando juntos 46% da população mundial e 37% do PIB global.

Esta iniciativa reafirma a posição do Rio de Janeiro no cenário internacional como um catalisador de discussões pertinentes à reforma da governança global e desenvolvimento equitativo. Uma eventual confirmação da cidade como sede permanente do Brics consolidaria ainda mais sua influência e protagonismo nas relações internacionais.

Prefeitura do Rio oferece edifício para ser a sede permanente do Brics

Agência Brasil

Internacional

Top 5

Confira Mais

Christensen, do Barcelona, se ausenta de treino após mal-estar e gera preocupação!

Elenco do Barcelona realiza treino leve após vitória sobre...

Polícia Civil e PM apreendem drogas e armas em Itapemirim; dois detidos

Polícia Civil do ES e PM apreendem drogas e...

Sombrinha celebra 50 anos de samba no Samba na Gamboa

50 anos de Sombrinha são celebrados no Samba na...

Governo do ES inicia consulta pública para Plano de Ciência e Inovação

Governo do Espírito Santo Realiza Consulta Pública para o...

PCES prende suspeitos de homicídio de adolescente em Vitória; crime é cruel e covarde

Polícia Civil do Espírito Santo conclui investigações sobre homicídio...

Brasil faz história e conquista prata inédita no Mundial de GR 2025

Brasil Conquista Medalha de Prata Inédita em Mundial de...

Pedri critica pênalti polêmico e compara com ‘caso Tchouaméni’ na vitória do Barça

Virada do Barcelona tem polêmica e brilho de Pedri No...

Xabi Alonso Elogia Franco Mastantuono e Destaca seu Impacto no Real Madrid

Xabi Alonso elogia Mastantuono antes de jogo contra o...

Real Madrid enfrenta pressão em Oviedo em busca de triunfo necessário na Liga!

Real Madrid Retorna ao Tartiere Após Décadas A expectativa é...
- Advertisement -spot_img