Rio de Janeiro intensifica vacinação contra sarampo, febre amarela e influenza em pontos estratégicos da cidade
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou nesta quinta-feira (15) as ações de imunização contra sarampo, febre amarela e influenza. Um destaque é o posto de vacinação instalado no Aeroporto Santos Dumont, visando principalmente ao público jovem e adulto. A campanha, que segue até o dia 30 de janeiro, se deve ao aumento de casos de sarampo em países como Estados Unidos e Canadá e da febre amarela em regiões próximas, além da prevenção à influenza.
O posto no aeroporto, localizado no primeiro andar, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Essa iniciativa integra uma estratégia mais ampla para reforçar a proteção de cariocas e turistas que visitam o Rio durante o verão, quando a movimentação na cidade é intensa.
Considerando a transmissão do sarampo, que é feita por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, os esforços de vacinação são essenciais para manter a cidade livre da doença, que já não registra casos entre seus moradores desde 2023.
Além do aeroporto, outros pontos foram estabelecidos em parques da cidade, visando facilitar o acesso à vacinação:
- Parque Rita Lee, na Barra da Tijuca, nos dias 13, 15, 22, 27 e 29 de janeiro, das 8h às 12h;
- Piedade, nos dias 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de janeiro, das 8h às 12h;
- Oeste, nos dias 13, 15, 22, 27 e 29 de janeiro, das 8h às 12h;
- Pavuna e Madureira, nos dias 22 e 29 de janeiro, respectivamente, das 9h às 12h.
Informações sobre novos postos de vacinação serão divulgadas pelas autoridades nas próximas semanas. A campanha também conta com as 241 salas de imunização distribuídas pela cidade e o Super Centro Carioca de Vacinação, que possui unidades em Botafogo, e nas zonas oeste e norte do Rio.
A prefeitura reforça a importância da vacinação e convida a população a aproveitar essas oportunidades para atualizar suas carteiras de vacinação e proteger a saúde de todos.
Credito da imagem: Agência Brasil
Rio reforça vacinação contra o sarampo e febre amarela
Saúde

