CulturaRedução do analfabetismo entre idosos negros em 11 anos

Redução do analfabetismo entre idosos negros em 11 anos

Uma nova pesquisa do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), baseada em dados da PNAD Contínua de 2012 a 2023, revela persistentes disparidades raciais na alfabetização no Brasil, especialmente entre as populações idosas.

O estudo detalha que, enquanto a taxa de analfabetismo entre idosos negros de 60 anos ou mais era de 36,0% em 2012, para idosos brancos a taxa era de 15,4%. Onze anos depois, em 2023, esses números caíram para 22,1% e 8,7%, respectivamente. Apesar da redução de 20,6 pontos percentuais para 13,4 pontos entre os dois grupos, a diferença ainda se mostra expressiva.

Marcelo Tragtenberg, membro do conselho deliberativo do Cedra, ressalta o impacto do analfabetismo nas vidas das pessoas idosas negras e sugere a necessidade de políticas mais agressivas de inclusão educacional para essa faixa etária. Destaca-se a melhora, mas persistem dúvidas sobre as causas exatas da redução, ponderando fatores como mudanças geracionais ou urbanização.

A pesquisa também aponta que o analfabetismo entre jovens negros caiu de 2,4% em 2012 para 0,9% em 2023, e entre jovens brancos de 1,1% para 0,6% no mesmo período. A diferença, que era de 1,3 pontos percentuais, diminuiu para 0,3, indicando uma melhora mais significativa entre os jovens negros.

Nos segmentos de 25 a 29 anos, as taxas também apresentaram queda, de 1,3% para homens brancos e 2,8% para homens negros em 2012, atingindo 0,7% para mulheres brancas e 1,3% para mulheres negras em 2023.

Entre as pessoas de 30 a 39 anos, a taxa de analfabetismo caiu de 7,0% para 2,2% entre negros e de 2,5% para 1,1% entre brancos de 2012 a 2023. As mulheres acima de 15 anos também viram redução no analfabetismo, de 10,8% para 6,6% entre negras e de 5,1% para 3,3% entre brancas. Para os homens acima de 15 anos, as taxas caíram de 11,5% para 7,4% entre negros e de 4,8% para 3,4% entre brancos.

Estes dados refletem esforços contínuos e necessários para reduzir o analfabetismo, mas ainda evidenciam a necessidade de políticas educacionais que considerem as desigualdades raciais no acesso à educação. (Fonte: Cedra, PNAD Contínua)

Analfabetismo entre pessoas idosas negras cai em 11 anos

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Cachoeiro incentiva a piscicultura com assistência técnica aos produtores

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está intensificando suas...

Conflito na Ales: governo e oposição se enfrentam sobre caso Apex Partners

A Assembleia Legislativa do Estado (Ales) realizou uma sessão...

Semana do Estudante em Anchieta: Alunos experienciam a magia do teatro

Em Anchieta, a 8ª Semana do Estudante celebra o...

Helder e Contarato assinam carta pela defesa do saneamento público e contra privatização

Helder Salomão (PT), candidato ao Governo do Estado, e...

Marataízes reafirma compromisso com a educação antirracista!

Marataízes Adota Protocolo de Educação das Relações Étnico-Raciais Na última...

Piúma promove dois importantes Dias D de Vacinação em agosto para a população

Piúma Realiza Dias D de Vacinação em Agosto Iniciativa visa...

Marataízes comemora a inauguração de duas novas brinquedopraças

Marataízes Inaugura Brinquedopraça e Pioneirismo na Primeira Infância Marataízes, ES...

Lula oferece apoio ao povo colombiano após terremoto de 7,4

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Procon de Marataízes realiza palestra para a terceira idade sobre direitos

Procon Municipal de Marataízes realiza palestra para a terceira...