16 de janeiro de 2026
Governo ESProjetos de boas práticas em promoção da cidadania LGBTI+ são premiados pelo...

Projetos de boas práticas em promoção da cidadania LGBTI+ são premiados pelo Edital DiversidadES


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e em parceria com o Conselho Estadual LGBT+, realizou nesta terça-feira (03) a entrega da premiação do Edital DiversidadES – I Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Cidadania LGBTI+ do Estado do Espírito Santo. O evento ocorreu no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Ao todo, foram recebidas 15 inscrições e premiados seis projetos de boas práticas já realizados e que tiveram intervenção na sociedade, sendo executados por pessoas LGBTI+ no Espírito Santo. As iniciativas, de pessoas físicas e jurídicas, receberam R$ 5 mil cada em reconhecimento pela boa execução.

Para a seleção, foi considerado o caráter de combate à LGBTIfobia e/ou promoção da cidadania LGBTI+, com o objetivo de analisar a estratégia de implementação consolidada, com identificação dos principais resultados e impactos.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande lembrou que o Espírito Santo foi um dos primeiros estados a instituir um Plano de Enfrentamento à LGBTIfobia e de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBTI+. “É muito bom receber todos vocês em meu gabinete. Agora tamos um plano, que anteriormente não tínhamos. Vamos construindo com a sociedade instrumentos para que a própria sociedade possa cobrar dos governantes”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Quando se elabora um plano, você tem tarefas para todo mundo. A criação desse prêmio visa incentivar que as pessoas continuem militando pela causa e exigindo direito e dignidade para nossas vidas. Engatamos um governo no outro, mas com energia renovada para fazer ainda mais pelos capixabas. Não é um novo governo, mas esse governador de agora vai ser melhor do que o governador que encerrou o mandato no ano passado, pois estou muito motivado.”

“A entrega da premiação desse edital representa um marco, é a valorização e o reconhecimento de boas práticas em promoção da cidadania LGBTI+, demonstrando o compromisso do Estado com essa população. Ficamos muito felizes com a participação desse edital, pois recebemos projetos não só da Grande Vitória, mas também do interior do Espírito Santo”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Na oportunidade também foi feita a entrega do Plano Estadual LGBTI+ do Espírito Santo (2022/2026) ao governador Renato Casagrande, resultado do planejamento e do compromisso do Governo do Estado com entidades e pessoas no atendimento das demandas da população LGBTI+.

“Desde 2019, o Estado do Espírito Santo tem organizado a política de direitos humanos para a população LGBTI+, com diversas ações, projetos e normativas. Inclusive, o Plano era uma demanda prioritária, uma vez que a sua aprovação contempla pautas históricas do movimento social. Daqui para frente, o trabalho é executar e monitorar as ações do Plano”, pontuou o gerente de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Direitos Humanos, Renan Cadais.

O evento teve ainda a presença da secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes.

Conheça os projetos contemplados:

Proponente: Vinícius de Paula Cavalcante
Título da prática: “Websérie: ‘Montadas’”

Proponente: Diego Herzog Peruch
Título da prática: “Ponto de Memória: Aquenda as Indacas”

Proponente: Guilherme de Souza Nascimento
Título da prática: “SEMANA + VISIBILIDADE + ORGULHO”

Proponente: Amanda da Silva Cabral
Título da prática: “Se Conecta Juventudes”

Proponente: Juliano Eliseu da Silva
Título da prática: “Festival Lacração”

Proponente: Associação GOLD
Título da prática: “Centro de Referência para Pessoas Trans – Aconchego”

Sobre o Plano Estadual LGBTI+

Elaborado em 2021 a partir da escuta qualificada em espaços democráticos, o Plano Estadual LGBTI+ é fruto do planejamento e do compromisso do Governo do Estado do Espírito Santo e da sociedade civil no atendimento às demandas da população LGBTI+.

O Estado é o 5º no Brasil a instituir o documento, que foi construído de forma conjunta pela SEDH e o Conselho Estadual LGBT+. O Plano é um norteador na criação de políticas públicas voltadas para a população LGBT+, apresentando propostas que visam à redução das desigualdades. Nesse sentido, são indicadas ações para prevenir e enfrentar a violência LGBTIfóbica, que atinge direta e indiretamente toda a população LGBTI+.

O Plano é dividido por eixos temáticos e, neles, constam as diretrizes e as ações separadas pelas seguintes áreas: educação; cultura; assistência social; trabalho, emprego e renda; saúde; sistema de justiça; segurança pública; pacto federativo; organização e estrutura político-administrativa; participação e controle social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br 

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Norma Ayub se junta à disputa por uma vaga na Assembleia em Cachoeiro de Itapemirim

A ex-deputada federal Norma Ayub (PP) anunciou sua candidatura...

Manchester City avança nas negociações e faz proposta oficial por Guéhi!

Manchester City Avança em Negociações por Marc Guéhi Nos bastidores...

Preços da Indústria Registram Queda de -0,37% em Novembro de 2025

Preços Industriais Caem 0,37% em Novembro de 2025: Acumulação...

Polícia Civil e Militar prendem dois por tráfico de drogas em Conceição do Castelo

Polícia Civil e Militar realizam operação que resulta na...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis para consulta online

Resultados do Enem 2025 já estão disponíveis para consulta Os...

Polícia Civil prende suspeito de quádrupla tentativa de homicídio em Vitória

Polícia Civil do ES realiza operação no Morro do...

Hospital Dr. Jayme Santos Neves é um dos 100 melhores do Brasil, diz ES

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é Reconhecido como...

PCES Prende Suspeito de Feminicídio em Viana, Relacionado a Caso no Paraná

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Feminicídio em...

Chelsea tenta Van Dijk, mas zagueiro permanece como ícone do Liverpool até 2027!

Van Dijk permanece no Liverpool apesar de interesse do...